Festas e eventos em Registro - SP

Dia 26 tem Conferência Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira em Registro

Data: . - Registro

 

Acontece nesta sexta feira, 26, das 9às 17horas, a Conferência Regional de Economia Solidárias do Vale do Ribeira. O evento será no Centro Pastoral Diocesano, localizado na Rua Pio XI, 78, em Registro. Realizado pela Prefeitura de Registro por meio dos Departamento do Bem Estar Social e de Desenvolvimento Econômico, o fórum pretende reunir representantes de diversos segmentos relacionados ao tema.
Segundo o diretor do Bem estar, Antônio Sivestre, a Conferência Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira acontece num momento importante para se debater e avaliar o desenvolvimento da região. "As comunidades quilombolas, os indígenas e caiçaras, o artesanato e o turismo ecológico, a comida típica e a agricultura familiar são os atores principais nesse processo de fortalecimento da economia solidária e do desenvolvimento sustentável de nossa região. Os governos locais também colaboram nesse processo quando apostam na economia solidária como alternativa de combate ao desemprego; como a Prefeitura de Registro está fazendo ao criar o Programa Municipal de Economia Solidária", diz.
Como política pública, prefeituras, governos e estaduais e governo federal adotam cada vez a economia solidária como indutor de desenvolvimento. O governo Federal criou a Secretaria Nacional de Economia Solidária para fortalecer todos os programas de economia solidária existentes como política pública. E também criou o Conselho Nacional de Economia Solidária que é o órgão que lançou a 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária que acontecerá em junho desse ano.
"Quando falamos em economia logo nos vem a idéia da concorrência, do individualismo, do mercado, do lucro. Esta visão, no entanto, está considerando apenas um aspecto da economia, baseada na acumulação de capital e na apropriação privada dos meios de produção. Porém, outras formas de organização econômica não só existiram na história como também estão tomando força nas últimas décadas. Estamos falando das organizações populares que tem como modo de produção a economia solidária. Seus princípios básicos são a propriedade coletiva ou associada dos meios de produção", explica o diretor.
A economia solidária no Brasil ressurgiu na década de 1980 e hoje é um movimento forte e atuante em todo Brasil. O Fórum Brasileiro de Economia Solidária é importante instrumento de organização de todos aqueles que trabalham com a temática da economia solidária.
"É por tudo isso que o Vale do Ribeira quer contribuir para que as conferências, estadual e nacional com idéias propostas e mostrando, na prática, que é possível ter desenvolvimento preservando a natureza bela e rica de nossa região, tendo a economia solidária como uma ferramenta fundamental nesse processo", finaliza.
Paralelamente à Conferência acontecerá uma feira de economia solidária na Praça dos Expedicionários, próximo ao local do evento, com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos feitos pelas comunidades do Vale.