Notícias de Registro - SP

Prefeitura de Registro prepara Campanhas Ambientais em comemoração ao Dia da Água

Data: . - Registro

Óleo de cozinha e pilhas e baterias estão na mira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente

Rio-RibeiraEm comemoração ao Dia Mundial da Água celebrado em 22 de Março, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro programou duas campanhas visando a melhoria da qualidade das águas na nossa região.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será desenvolvida a Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha. Os alunos da rede municipal receberão material educativo sobre o impacto que o óleo usado pode causar à qualidade das águas. O material servirá de base para as professoras da rede pública municipal abordarem o assunto. Os folhetos informativos serão distribuídos e encaminhados também aos pais com o objetivo de informar sobre a correta disposição do óleo de cozinha usado. O material foi elaborado com apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que também é um ponto de coleta do produto.

Serão realizadas reuniões nas escolas e creches para orientar os professores e servidores sobre a disposição do óleo junto com os itens de coleta seletiva, para que esses materiais tenham a correta destinação. A ação é complementar à Coleta Seletiva que já existe na cidade. “Queremos que as escolas possam dar o exemplo destinando corretamente os materiais recicláveis, bem como o óleo de cozinha que pode ser reaproveitado”, explica o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio da Silva.

A Secretaria também realizará a Campanha de Coleta de Pilhas e Baterias Inservíveis. Esses materiais também podem poluir e alterar a qualidade das nossas águas. A composição varia entre os fabricantes e também entre as pilhas recarregáveis e não recarregáveis, porém no geral elas trazem em sua composição o Cádmio, o Mercúrio, Manganês, Níquel, Chumbo e Zinco, todos metais com alta capacidade de poluição. Os componentes tóxicos que contaminam o solo e a água chegam a animais e vegetais de regiões próximas e, pela cadeia alimentar, atingem a nós, seres humanos. Muitos resíduos contaminam por meio de inalação e pela pele, além de serem “cumulativos”, ou seja, continuam no organismo mesmo depois de anos.

“A boa notícia é que esses materiais podem ser reciclados e descontaminados e, por serem considerados potencialmente poluidores pela Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, esse processo é realizado gratuitamente pelas empresas que produzem as pilhas e baterias. Porém, depende do consumidor final fazer com que elas retornem até os seus produtores”, enfatiza a Chefe da Coordenadoria Técnica de Saneamento Ambiental da Secretaria, Heloísa Beltrame.

Preocupada em viabilizar esse processo, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Assistência, por meio do Grupo Jovemix, e com o apoio da empresa Consita, confeccionou coletores de pilhas e baterias, os conhecidos “papa-pilhas” e vai distribuí-los em pontos estratégicos da cidade. Uma vez por mês esses coletores serão esvaziados e encaminhados para a descontaminação pela equipe da Secretaria.

Os comerciantes que tiverem interesse em aderir ao Projeto, tornando a empresa um ponto de entrega de pilhas, podem entrar em contato pelo telefone: 3822-5947.

Atualmente, há papa-pilhas nos seguintes locais:

PSF Vila Ribeirópolis - Rua Fortaleza, 70

U.B.S. II - Vila Nova - Rua Rafael Gonçalves de Freitas, 221

PSF Jardim Caiçara - Av. José dos Santos, nº 40

U.B.S. II - Xangrilá - Rua Argélia, 110

PSF Alay Corrêa - Rua José Grossi Filho, 421 - Centro

PSF Vila São Francisco - Rua Jerônimo Monteiro Lopes, 658

PSF Agrochá - Rua Projetada F, 50 - Vila Palha

U.B.S. III   Bloco B - Rua Vivaldo Pereira, 20 - Registro B

PSF Jardim São Paulo - Rua Baurú, 260

Secretaria da Educação - Rua Filomena Aby-Azar, nº 45/95

Cerest  - Rua Filomena Aby Azar, 45 - Centro

Vigilância Sanitária - Rua Cap. João Pocci, 45 - Centro

Paço Municipal - Rua José Antônio de Campos, 250 - Centro

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - Rua H. Matsuzawa, 875 - Vila Ribeirópolis