Notícias de Registro - SP

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realizará ações de prevenção ao câncer em mulheres

Data: . - Registro

Atividades se concentrarão no sábado, 18 de outubro, nas Unidades de Saúde de Registro (PSF e UBS)

outubro-rosa--fachada-prefeitura-registro-2A Prefeitura de Registro aderiu à campanha mundial “Outubro Rosa”, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Paço Municipal ganhou luzes cor de rosa e a Secretaria de Saúde também realizará ações de prevenção ao câncer. As atividades se concentrarão neste sábado, 18 de outubro, nas Unidades de Saúde do município (UBS e PSF).

Das 8h ao meio-dia, haverá café da manhã, palestras educativas, solicitação de mamografia para as mulheres na faixa etária dos 50 aos 69 anos que ainda não realizaram o exame no último ano, coleta agendada de Papanicolau, consulta de enfermagem, entre outras orientações.

“De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente na população feminina. Em Registro, sabemos que 21 mulheres acima dos 50 anos morreram vítimas da doença desde 2008. Por isso as ações preventivas são fundamentais”, destaca a secretária de Saúde de Registro, Maria Cármen Amarante Botelho.

O sucesso do tratamento e as chances de cura estão intimamente relacionados ao diagnóstico precoce. A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização da mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual. A mamografia nesta faixa etária e a periodicidade bienal é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo. Segundo revisões sistemáticas recentes, o impacto do rastreamento mamográfico na redução da mortalidade por câncer de mama pode chegar a 25%.

MAMOGRAFIA

Atualmente, o município de Registro encaminha em média 295 mulheres por mês para realização da mamografia no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e no Hospital Regional em Pariquera-Açu. O índice de faltas ainda é alto: cerca de 50 mulheres deixam de fazer o exame todo mês.

Não há fila para conseguir a mamografia em Registro. Além dos exames preventivos, que representam a grande maioria, há também os casos encaminhados pelos médicos para diagnóstico (quando há suspeita de nódulo, por exemplo).

OUTUBRO ROSA EM REGISTRO

DATA: Sábado, 18 de outubro, das 8h às 12h

LOCAIS: UBS Vila Nova, UBS Centro e UBS Registro B, além das Estratégias Saúde da Família dos bairros Arapongal Oeste, Serrote, Vila São Francisco, Agrochá, Alay Correa, Xangrilá, Caiçara, Ribeirópolis e Jardim São Paulo.