Notícias de Registro - SP

Prefeito Gilson Fantin entrega Centro de Artes e Esportes Unificados

Data: . - Registro

Primeiro CEU do Vale do Ribeira, Unidade integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital

 

inauguracao-ceu-registro-6Discursos emocionados marcaram a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Bairro Vila Nova, realizada na manhã de sexta-feira, 14 de novembro. Ao entregar a Unidade, o prefeito Gilson Fantin destacou a importância do trabalho em prol das pessoas. “A fala emocionada de cada um reflete também o nosso sentimento. Sou apaixonado pelo que faço e acredito que para trabalhar na administração pública é preciso gostar de gente. E nós trabalhamos para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou o prefeito.

“Por isso já implantamos o 5º CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no município, porque sentimos a necessidade de dar um caminho à nossa população. Quando iniciamos a gestão havia dois CRAS e implantamos mais três com recursos próprios”, revelou. Na Vila Nova, além do CRAS, o CEU também conta com biblioteca, cineteatro, salas de oficinas, espaços multiuso, laboratório de informática, pista de skate, quadra de esportes coberta e playground. Primeiro CEU do Vale do Ribeira, a nova Unidade integra, no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

O prefeito fez questão de prestar homenagem ao mestre de Obras Adair, que participou de toda a construção do CEU. “O seu Adair foi muito além de suas obrigações e sempre esteve pronto para nos atender, responder nossas dúvidas e resolver todas as questões que surgiam durante as obras”.

Em seu discurso, o secretário municipal de Cultura, Cristiano Oliveira, ressaltou a importância da utilização do CEU pela comunidade. “Não tenho dúvida de que faremos uma bela gestão deste espaço. Vamos cultivar o ser humano, adubar mentes humanas e transformar o cidadão. Queremos que a população ocupe este espaço e aproveite todos os serviços e atividades que aqui serão realizadas”.

A solenidade de inauguração também contou com a presença do superintendente da Caixa Econômica Federal da Baixada Santista, José Paulo Gomes Amorim, que representou o Ministério da Cultura; do vice-prefeito Nilton Hirota; dos vereadores Célio Pereira, Osvaldo Machado, Cleiton Peniche, Raul Calazans, Maurício Martins, Roberto Stuchi Duarte, Jorge Justino e Marcos Portela; do assessor do deputado estadual Samuel Moreira, Felipe Raphael, secretários municipais e lideranças do município.  O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda Municipal de Registro.

CULTURA, ESPORTE, LAZER E SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

As atividades culturais do CEU serão geridas pela Associação dos Artesãos do Vale do Ribeira, que teve o projeto selecionado pelo Ministério da Cultura. A organização social irá desenvolver oficinas de dança, música, teatro e fotografia no CEU da Vila Nova. A princípio, a Biblioteca irá funcionar de segunda à sexta, das 9h às 17h30. A Secretaria Municipal de Cultura está viabilizando parceria com instituições de ensino para abrir a Biblioteca, com estagiários, aos finais de semana.

Na parte esportiva, a Secretaria Municipal de Esportes vai aproveitar o espaço para as aulas das escolinhas de futsal, vôlei, handebol e basquete. Crianças e adolescentes do bairro poderão se inscrever para frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30.

O CEU contará também com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que prestará atendimento individual, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, Grupo de Idosos, reuniões do Programa Renda Cidadã, Oficinas de trabalhos manuais e visitas domiciliares.

A comunidade ainda poderá utilizar o Centro de Inclusão Digital, com computadores conectados à internet, e o playground projetado especialmente para as crianças do bairro.  O Centro de Artes e Esportes Unificados beneficiará pelo menos 5 mil famílias, que já são referenciadas pelo CRAS da Vila Nova.

O CEU fica localizado à Rua Guaracuí, s/n – próximo da Escola Alberto Bertelli.