Notícias de Registro - SP

Projeto de arborização quer colorir Registro com flores de Ipê e Quaresmeira

Data: . - Registro

Prefeitura iniciou o plantio de árvores pelo Centro da Cidade e conta com o apoio da população para proteger as mudas do vandalismo

ipe-amarelo--foto-ilustrativaElas amenizam o calor, reduzem a poluição, contribuem com o escoamento das águas e trazem um colorido especial à paisagem urbana. Em Registro, o projeto de arborização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura está na fase do plantio de mudas no Centro da Cidade. O objetivo é chegar a 100 mudas na região central.

“Na maioria dos locais, a equipe conversou com moradores e comerciantes para saber do interesse em ter a árvore. Isso porque precisamos do apoio de todos para que as árvores possam crescer e oferecer todos os seus benefícios”, destaca o prefeito Gilson Fantin, que acompanhou o plantio de algumas mudas.

As espécies escolhidas foram a popular “Quaresmeira” (Tibouchina Granulosa), o Ipê Roxo (Tabebuia avellanedae) e o Ipê Amarelo (Tabebuia ochracea). “São espécies apropriadas para a arborização urbana, pois suas raízes não danificam as calçadas e são de porte médio. Além de produzir uma sombra agradável em nosso clima quente, são árvores que embelezam a cidade com suas flores”, ressalta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio. A “Quaresmeira” tem flor roxa e floresce de dezembro a março; o Ipê Roxo floresce de maio a agosto e o Ipê Amarelo costuma florescer de julho a setembro. Antes de iniciar o plantio, a Prefeitura realizou levantamento para a identificação dos pontos passíveis de receber as mudas, retirou o cepo de árvores já suprimidas e está abrindo os quadrantes onde há espaço suficiente para um novo plantio.

As árvores estão sendo plantadas na extensão da Avenida Jonas Banks Leite e nas ruas José Antônio de Campos, Tamekichi Takano, João Batista Pocci Junior, Gersoni Napoli e Celso Xavier, e na Vila Ribeirópolis (ruas Vitória e Venezuela). “Algumas mudas já sofreram ação de vandalismo, foram arrancadas ou tiveram galhos quebrados. Por isso precisamos muito da ajuda da população”, reforça o Secretário Nelson Bazílio.

Segundo ele, a arborização será expandida para outros bairros assim que finalizar o plantio das mudas no Centro. Quem tiver interesse em ter uma árvore em frente à residência ou comércio, pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 3822-5947.