Notícias de Registro - SP

Registro conquista avanço no Programa Município VerdeAzul

Data: . - Registro

Com o investimento em ações de proteção ao meio ambiente, Registro melhorou quase 100 posições no ranking estadual

municipio-verdeazul-semana-arvoreLançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul visa estimular e capacitar as prefeituras a implementar e desenvolver uma Agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas. Este ano, Registro conquistou um importante avanço no Indicador de Avaliação Ambiental-IAA, melhorando quase 100 posições no ranking estadual.

O município passou da nota 18,00 (em 2013) para 38,21 este ano, deixando a posição 460ª para alcançar a marca de 366ª colocada no Estado. Considerando que em 2011 Registro obteve a nota 14,67 e em 2012 recebeu 12,21 - ficando fora do ranking estadual, a média deste ano representa uma grande conquista para o município.

Interlocutora do Programa em Registro e responsável por fornecer as informações da Prefeitura, Heloísa Beltrame explica que a pontuação é dada por meio da comprovação de ações realizadas durante todo o ano. “O Programa Município VerdeAzul considera 10 diretivas para avaliar o desempenho das cidades: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Aqui no município foram registradas atividades em todos os quesitos e enviadas para avaliação, sendo que pontuamos em todas as diretivas”, destaca Heloísa, chefe da Coordenadoria Técnica de Saneamento Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

“O aumento da pontuação não só mostra uma maior preocupação com o meio ambiente equilibrado e a qualidade de vida, como também pode facilitar o acesso a recursos por meio de convênios com o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, fundo vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente que tem por objetivo o apoio e incentivo a execução de projetos relacionados ao controle, à preservação e à melhoria das condições do meio ambiente no Estado de São Paulo”, ressalta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio.

O Secretário destaca o empenho de todos os setores da Prefeitura, já que o Programa avalia diversas questões que contribuem com o meio ambiente. Registro ampliou o indicador por uma série de fatores, entre eles, o aumento de ciclovias, obras de drenagem, qualidade da água, obras de saneamento, campanhas e eventos de educação ambiental, arborização urbana, calçadas verdes, etc. O fato de o Município ter convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para auxiliar os produtores a fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ter o Conselho Municipal de Meio Ambiente (formado no ano passado) e melhorado as condições do aterro sanitário também contribuíram com o aumento do indicador.

Na última avaliação da CETESB, realizada em outubro, o aterro sanitário recebeu nota 8,7, mostrando que está em condições adequadas. No ano passado, a média subiu de 6,6 em janeiro para 8,4 em dezembro.