Notícias de Registro - SP

Secretaria de Saúde distribuirá material educativo e mais de 10 mil preservativos durante o Carnaval

Data: . - Registro

Atores caricaturados de médico realizarão a distribuição dos materiais, além de orientarem sobre o uso correto de preservativos e a prática de sexo com segurança

partiuteste ms2015Além de prometer levar muita alegria aos foliões durante os cinco dias de Carnaval, a Prefeitura de Registro também quer aliar alegria e conscientização ao público com a campanha #PARTIUTESTE.

A iniciativa será executada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) /AIDS, com a distribuição de material educativo e mais de 10 mil preservativos pelos Doutores da Folia.

Atores caricaturados de médico realizarão a distribuição dos materiais, além de orientarem sobre o uso correto de preservativos e a prática de sexo com segurança, sempre com a alegria que o clima do Carnaval pede.

“A campanha de Carnaval 2015 é uma continuidade da campanha já lançada em 1º de dezembro, que tem como objetivos dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/AIDS e à importância do teste e do tratamento como prevenção. O Teste Rápido de HIV e orientações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) estão disponibilizados nas unidades de saúde”, explicou a Enfermeira responsável pelo Programa Municipal DST/AIDS, Fernanda Dias.

Tanto o Teste como a PEP são gratuitos nos postos de saúde. “Quanto mais precoce o diagnóstico de HIV, o tratamento poderá transcorrer de uma maneira mais eficaz e contribuir de forma significativa para o aumento da estimativa de vida”, informou a Secretária Municipal de Saúde, Jô Rangel.

A campanha tem como meta, conforme o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentar para 90% a proporção de pessoas que vivem com o HIV a conhecerem seu diagnóstico e receberem tratamento.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde mostram que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e AIDS, apesar disso, 45% da população sexualmente ativa não usam preservativos em todas as relações sexuais com parceiros casuais.

Tags: Registro Carnaval