Notícias de Registro - SP

Prefeitura de Registro consegue licença ambiental para explorar cascalheira

Data: . - Registro

Material é de extrema importância para a manutenção das estradas rurais

Uma importante conquista da Prefeitura de Registro vai beneficiar os bairros rurais do município. A Cetesb concedeu a licença ambiental para a exploração de material da cascalheira localizada na Estrada das Areias, logo após o aterro sanitário. "A liberação da cascalheira é fundamental para dar continuidade à manutenção das estradas rurais. Até agora tínhamos apenas a Cascalheira do Guaviruva, que possui um material mais fino e nem sempre adequado para promover melhorias nas estradas. Com a nova liberação, poderemos dar sequência aos trabalhos com mais qualidade", explica o prefeito de Registro, Gilson Fantin.
 
Antes de conseguir a licença ambiental, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura contratou geólogo e engenheiro para fazer os estudos sobre a quantidade de cascalho e o aproveitamento desse material. Depois, a Prefeitura conseguiu a licença junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para só então entrar com processo junto à Cetesb, solicitando o licenciamento ambiental para a exploração.
 
É importante frisar que a Cascalheira fica em propriedade particular e o proprietário assina um Termo de Anuência, autorizando o município a retirar o material. "Localizada num ponto estratégico, no centro do município, a Cascalheira da Estrada das Areias é essencial para o trabalho de manutenção das estradas rurais, especialmente por ter um cascalho de excelente qualidade, ideal para melhorar as condições de tráfego das vias", destaca o Secretário de Manutenção e Serviços Municipais da Prefeitura, Claudio Bolsonello.