Notícias de Juquiá - SP

JUQUIÁ INICIA LEVANTAMENTO TURÍSTICO

Data: . - Juquia

A Prefeitura de Juquiá através do Departamento de Agricultura e Turismo iniciou a elaboração do Inventário Turístico, o objetivo é levantar informações para planejar, projetar, conhecer, aperfeiçoar e divulgar as potencialidades turísticas.

paroquia-santo-antonio-de-juquia“Estamos dando início ao levantamento de acordo com os formulários do INVTUR (Inventário da Oferta Turística), coletando fotos, dados e coordenadas geográficas dos locais. O trabalho mal iniciou e já impressiona pelas imagens fotografadas pelas mãos de Júnior Petar, que doou as fotos tiradas com o Drone para o Departamento de Agricultura e Turismo, ao qual agradecemos pelo apoio”, concluiu Natacha Vieira de Sousa (Chefe da Divisão de Turismo).

O Inventário é um instrumento de sensibilização da cadeia de fornecedores do setor, incluindo empreendimentos hoteleiros, pousadas, restaurantes, comércio, setores governamentais, artistas, estudantes, pesquisadores, entidades ambientais, trabalhadores e, principalmente, moradores das localidades. Ter um inventário estruturado funciona como diferencial, principalmente quando o município pretende ou precisa se candidatar para receber verbas específicas direcionadas pelo Ministério do turismo.

Segundo o Mtur, o inventário da oferta turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, serviços, equipamentos turísticos, infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

“O turismo é a ferramenta de preservação dos costumes das comunidades que passam a valorizar sua história, preservando os recursos naturais e culturais, é a indústria que não polui e gera empregos, por isso acreditamos que o desenvolvimento das ações para o fortalecimento do turismo em nossa cidade é uma grande porta que se abre para a geração de empregos e desenvolvimento social,” define o prefeito Merce.