Notícias de Juquiá - SP

Prefeito Merce empossa novo Conselho Municipal de Educação em Juquiá

Data: . - Juquia

Órgão é o braço direito da gestão municipal para a melhoria da qualidade do Ensino e fiscalização das ações voltadas à Educação.

conselho-de-educacao-3O Prefeito Merce Hojeije nomeou os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Educação. A cerimônia de posse do novo Conselho aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 04 no auditório do Departamento de Educação. Os novos membros foram devidamente indicados pelas respectivas entidades ou instituições para um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período.


O prefeito agradeceu a disponibilidade dos novos membros por assumirem os cargos e realçou a importância dos Conselhos Municipais. “Todos os Conselhos têm grande poder deliberativo e trabalham como parceiros do Poder Executivo. Os Conselhos são os corresponsáveis por importantes decisões que pretendam trazer mais benefícios para a população, por isto é que agradecemos pela participação efetiva de todos os seus membros, sejam os titulares ou suplentes, todos têm uma participação fundamental para a vida dos Conselhos. Parabéns a todos por participarem e ajudarem a Educação Municipal” finalizou Merce Hojeije.


O Conselho Municipal de Educação é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, e presta assessoramento ao Executivo Municipal, no âmbito das questões relativas à educação, e sugere medidas relativas à organização e ao funcionamento da rede municipal de ensino, emite pareceres sobre os assuntos de ordem pedagógica e educativa que lhe sejam submetidos pela Administração Municipal. Segundo Merce este conselho deverá orientar as ações do CME, definindo suas atribuições legais, estando em consonância com o Plano Municipal de Educação para o período de dez anos, atendendo a Constituição Federal e a Lei Federal 9394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).


De acordo com a Diretora de Educação Reginalice, todos tem sua importância no Conselho. “Todos juntos para o fortalecimento da Educação e condicionamento das ações em prol de uma melhora significativa da qualidade educacional é o que queremos. Um Conselho que atue acompanhando as ações da Educação no município, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de ensino, isso é o que esperamos do novo Conselho, que seja atuante e contribua efetivamente no desenvolvimento da educação em Juquiá. Agradeço a todos por aceitarem esse desafio”, salientou Reginalice.

Por ter representantes de vários segmentos da sociedade, os Conselhos são as  principais ferramentas de participação da população.