Notícias de Juquiá - SP

ENCERRAMENTO DA HORTA EDUCATIVA CONTRIBUI PARA OS HÁBITOS ALIMENTARES

Data: . - Juquia

 

Em Juquiá nesta última sexta – feira (29) aconteceu o encerramento do projeto do Governo do Estado "Horta Educativa" nas escolas. Elaborado para crianças de 4 a 8 anos, visa a implantar hortas em redes de ensino.
 
Através do Prefeito Merce e Primeira – dama Ana Emília Hojeije, assinatura do convênio com o Fundo Social de Solariedade do Estado de São Paulo aconteceu em julho deste ano.
 
Com a parceria dos Departamentos Meio Ambiente, Educação e Agricultura o objetivo foi trabalhar as questões ambientais, alimentares e nutricionais, estimulando a participação e a cooperação.
 
Nas escolas os próprios alunos (orientadas pela equipe do Meio Ambiente e Agricultura) plantaram as mudinhas, cuidaram e acompanharam seu desenvolvimento. Paralelo a isso, na sala de aula, tiveram as informações complementares, como o valor nutricional e a importância das verduras, legumes e frutas na alimentação.
 
Para a nutricionista do Departamento de Educação Suelen Silva é na infância que ato alimentar pode ser vastamente explorado "É nesta fase que a curiosidade é extremamente aguçada, os preconceitos ainda não foram adquiridos e onde surge a possibilidade de formação de um senso crítico mais amplo."
 
A nutricionista ainda afirma que outro fator interessante é que as hortaliças cultivadas na horta escolar fazem parte do cardápio da alimentação escolar, e serviram como estímulo para consumo desses alimentos.
 
No encerramento o Departamento de Educação preparou uma peça mostrando aos alunos à importância nos hábitos alimentares, a Primeira – dama também enfatizou de como é bom e saudável ter uma hortinha em casa.
 
Segundo Selma de Oliveira assistente técnica Pedagógica do Departamento de Educação, o Projeto foi recebido pelas escolas com muito carinho, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de onde vêm os alimentos saudáveis.
 
Para o ano de 2014 a intenção é expandir o projeto para mais escolas de Juquiá.