Notícias de Juquiá - SP

DEPARTAMENTO DO MEIO AMBIENTE DE JUQUIÁ INCENTIVA POPULAÇÃO NO PROJETO ECOBÃO

Data: . - Juquia

O óleo de cozinha como matéria prima, é possível fazer sabão artesanal,uma ótima idéia para contribuir com o Meio Ambiente.
 
O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para preparação dos alimentos. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE, o consumo de óleo no País em cada domicílio é de aproximadamente 20 litros do produto por ano . Muitas vezes, entretanto, esse óleo não recebe uma destinação correta após o uso.
 
Pensando nos efeitos negativos no descarte inadequado, o Departamento do Meio Ambiente com apoio da Prefeitura Municipal, procurando minimizar o impacto ambiental estão desenvolvendo mais um projeto, desta vez a proposta é fazer sabão artesanal, como matéria prima o óleo de cozinha utilizado em restaurantes, bares, padarias e comércio alimentício da cidade.
 
O "Projeto Ecobão", tem como proposta desenvolver um sabão ecologico por meio de coleta e reciclagem, evitando que  este seja descartado em local impróprio  poluindo águas, entupindo  rede de esgoto e até prejudicando o funcionamento da rede hidráulica. Além de ser uma iniciativa saudável o sabão à base de óleo de cozinha é fácil e barato de fazer. Além de contribuir com a preservação do planeta, podendo se tornar uma fonte de renda.
 
Segundo Silvia Ester Godói leal, Gestora Ambiental do Departamento de Meio Ambiente de Juquiá, a grande vantagem da reciclagem está no fato de ser biodegradável e de ser produzida a partir de matéria-prima renovável: "A participação e conscientização de toda sociedade no programa de coleta é de extrema importância para a preservação ambiental."
 
Ainda em fase de testes o produto vem sendo utilizado para a limpeza do paço Municipal; de acordo com a Chefe de Seção de Controle e Manutenção Maridalva Dias, a utilização do sabão artesanal liquido ajuda a diminuir os custos dos produtos de limpeza.
 
Para contribuir é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada em recipientes de garrafas Pet e seja destinado para coleta.
 
Hoje o Departamento de Meio Ambiente conta com o apoio da SABESP com seu ponto de coleta, podendo também ser levado diretamente a Prefeitura Municipal onde se encontra o Eco Ponto de Coleta de Óleo.
 
Mais informações do Projeto Ecobão, basta entrar em contato no Telefone:
(013) 384461-11/ RAMAL 255