Notícias de Juquiá - SP

Finalização do Programa de Turismo Rural – SENAR convênio Sindicato Rural Patronal de Juquiá parceria Prefeitura Municipal de Juquiá.

Data: . - Juquia

No dia 15 de novembro, aconteceu o término do Programa de Turismo Rural, realizado durante nove meses nas dependências da Coopafarga no Bairro Caçula. Esta ação é realizada pelo Sindicato Rural conveniado ao SENAR – SP (serviço nacional de aprendizagem rural) com parcerias da Prefeitura de Juquiá através do Departamento de Agricultura e Turismo e COOPAFARGA, contando também com o apoio do Departamento de Educação, a empresa Mina do Vale e SEBRAE.
 
O Programa de Turismo Rural vem fortalecendo a proposta das ações do Departamento de Agricultura e Turismo. Realizamos durante este ano missões técnicas com os participantes do programa objetivando a ampliação e fixação dos conhecimentos e buscas de novas oportunidades de negócios, como foi à missão para o colha e pague do caqui em Piedade. Os alunos também participaram na programação do evento Cidade Junina, com o propósito de identificar lideranças estimulando o trabalho em grupo (associativismo e cooperativismo). Este ano durante a Feira da Pupunha e do Agronegócio do Vale do Ribeira – Juquiá SP, os grupos de alunos aceitaram o desafio de criar mais um atrativo turístico, o 1º Roteiro da Agricultura Familiar com vendas de pacotes incluindo a gastronomia rural, e as inovações criadas pelo grupo como culinárias a base do maná. Como experiência e inovações na zona rural o feito atingiu seus objetivos.
 
Pensando em diferencial para o Vale do Ribeira e suas cidades sem um atrativo como as praias, cavernas ou regilioso, acredito que o Turismo Rural tem grande potencial em nossa região, pois agrega valor à propriedade sendo mais uma fonte de renda e geração de emprego para as famílias rurais, envolvidas no processo. A nossa administração esta inserindo o Turismo Rural de Juquiá como atrativo do Vale do Ribeira para a Copa de 2014, nas Oficinas de Planejamentos Estratégicos da Câmara Temática do Turismo – CONSAD, conclui a Chefe de Divisão do Turismo Natacha Vieira de Sousa. Como proposta do grupo formado, foi solicitado ao Prefeito Merce Hojeije que inclua no calendário de eventos do município esta ação com isso oficializando uma vez por ano a realização da mesma, além desta solicitação foram também relacionados às questões de comunicação, as correções das erosões as margens da rodovia SP Juquiá – Tapiraí e que se conclua o mapa rural, possibilitando assim a facilidade de acesso pelos turistas aos empreendimentos turísticos rurais formados. Vou levar todas esta reinvidicações, o que for de esfera municipal sentarei com minha equipe do departamento pertinente ao assunto e buscaremos solucionar, o que estiver em outras esferas estarei articulando junto ao governador para que juntos possamos solucionar, afinal a rodovia já vem sendo pleiteada a sua regularização das áreas assoreada e possíveis áreas para acostamento, conclui o Prefeito Merce. Para o coordenador de cursos do Sindicato Amarildo Vassão, afirma que nos sindicato, Senar, prefeitura estamos fazendo nossa parte esperamos que realmente se coloque na prática todos os aprendizados adquiridos durante o curso.
 
Para o Antônio da Penha a COOPAFARGA vai apoiar as ações de Turismo Rural, pois acredita nesta linha de desenvolvimento. A cooperativa vai retomar a proposta da construção do restaurante com fogão a lenha e o ponto de comercialização dos produtos artesanais dos cooperados e dos futuros empreendedores formados neste curso, conclui Antônio da Penha.
 
Este grupo esta fazendo a diferença no quesito entusiasmos, empreendedorismo e parceria, A criação de culinárias com o maná, a rota do turismo rural na agricultura familiar a criação da Associação de Turismo do Caçula (ASTURCA), planejamentos, mutirões de limpezas e construções nas propriedades, busca de novas propriedades para compor o roteiro turístico, cursos de boas práticas na manipulação dos alimentos, a busca do SIM - Serviços de Inspeção Municipal tem tudo para dar certo, no que depender do Departamento de Agricultura e Turismo podem contar com a nossa equipe, conclui o Diretor Ilso Luiz dos Santos.