Notícias de Jacupiranga - SP

Jacupiranga oferece atendimento odontológico de primeira qualidade para a população

Data: . - Jacupiranga

Serviço gratuito de prótese dentária começa a ser oferecido e nova unidade foi aberta no dia 25/11 para dar maior comodidade e excelência no atendimento

DSC03890Uma das promessas de campanha do atual prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, foi dar início ao serviço gratuito de reabilitação com prótese para a população, cujo um dos principais objetivos é resgatar a auto-estima das pessoas. A promessa foi feita e cumprida no dia 20 de novembro, quando o atendimento começou a ser realizado no consultório municipal odontológico localizado no centro da cidade, ao lado do Hospital Municipal.

“No total são quatro etapas até que a prótese seja finalizada em um laboratório terceirizado. Todas as etapas de preparo são feitas aqui no consultório e deixamos a quinta-feira só para este tipo de atendimento, visto que a procura é grande. Atendemos em média 60 pessoas por quinta-feira em um período de aproximadamente oito horas. Só no dia 20 de novembro, que foi o primeiro dia da implantação deste serviço, foram moldadas 120 próteses”, explica o coordenador odontológico Eurípedes Lisboa.  

Além dos serviços de próteses, o consultório realiza nos outros dias da semana serviços gerais, assim como extração, restauração (obturação), atendimentos de urgência, limpeza, entre outros.

Vale ressaltar também que neste ano, entre junho a outubro, o consultório esteve fechado para reforma, com o objetivo de melhor atender a população, que hoje tem se mostrado satisfeita com o atendimento. “Trabalhamos para dar um serviço de excelência para a população. Aqui nós temos como lema a humanização, atendemos todos com carinho e respeito”, explica Lisboa, lembrando ainda que no dia 25 de novembro uma nova unidade odontológica foi aberta no bairro Flor da Vila. “Agora a população dos bairros da Flor da Vila, Jardim Botujuru, Botuquara, não vai precisar vir até o centro para ser atendida. Além disso, a fila de espera vai diminuir muito, pois estaremos dividindo os atendimentos em duas unidades”.

Para o prefeito de Jacupiranga promessa feita é promessa cumprida. “A área da saúde sempre merece uma atenção maior e, por isso, temos batalhado bastante para melhorar o atendimento, os serviços, e trazer a forma humanizada de se trabalhar atendendo com carinho e respeito à população. Estamos conseguindo cumprir com nossos objetivos e com certeza teremos ainda mais melhorias em 2015. A meta é abrir uma nova unidade odontológica no Botuquara e estamos trabalhando para isso”, afirma o prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo.

Ações anteriores – Cerca de 4 mil alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, tanto da área urbana quanto da área rural, foram atendidos durante este ano no programa saúde bucal. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Jacupiranga, por meio dos Departamentos de Saúde e Educação. As visitas dos profissionais de saúde nas escolas contavam com palestras educativas, orientações sobre a escovação correta, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene. “Este tipo de ação aconteceu pela primeira vez na história de Jacupiranga. Eu, a Dra. Fabiane e os auxiliares dedicamos nosso tempo para atender esses alunos, dando total atenção para cada um deles e fazendo um levantamento epidemiológico dentro dos protocolos do Ministério da Saúde para avaliarmos a real situação da saúde bucal das crianças em nosso município. Não posso deixar de destacar o apoio que o prefeito Macedo sempre nos deu. Ele realmente se preocupa com a população e cobra que todos sejam atendidos da melhor forma possível”, explica Lisboa.

De acordo com o prefeito Macedo, que participou de algumas visitas, este tipo de ação é sem dúvida um modelo de sucesso. “Os resultados são explícitos! Professores, pais e alunos nos param nas ruas para agradecer. É fantástico ver resultados, ainda mais se tratando de saúde e da elevação da auto-estima das pessoas”.