Notícias de Jacupiranga - SP

DESFILE CÍVICO RESGATA TRADIÇÃO EM JACUPIRANGA E EMOCIONA PÚBLICO

Data: . - Jacupiranga

106713575565209011604102874552601719626411nAlunos das escolas municipais e entidades de Jacupiranga realizaram no último domingo um belo e emocionante Desfile Cívico em comemoração ao 7 de Setembro - Independência do Brasil. O evento, que há muitos anos não acontecia na cidade, foi resgatado através de um trabalho do Departamento de Educação, envolvendo professores, coordenadores, diretores, funcionários, alunos e comunidade em geral. O resultado arrancou muitos aplausos e lágrimas de emoção do público presente. A apresentação trouxe para a avenida da Praça Matriz da cidade homenagens a personalidades que fizeram história e lembranças de eventos que marcaram época no município.

A abertura do desfile contou com apresentações da Banda Municipal executando o Hino Nacional Brasileiro, o Hino à Bandeira e o Hino da Independência. Em seguida, todas as escolas desfilaram representadas por uma porta bandeira e respectivo estandarte e apresentaram um resumo histórico, partindo da independência do Brasil e retratando as conquistas de independência do município de Jacupiranga. Cada escola se encarregou de apresentar uma vertente representativa, iniciando-se pela APAE e Pró Idoso que trouxeram o grito da Independência por Dom Pedro I as margens do Rio Ipiranga. Na sequência, as escolas municipais mostraram um histórico do município com a lenda do Jacu (EMEB Gaspar Rodrigues de Matos), Flora e Fauna (Simeis e Acaso), Costumes e Tradições: festa do divino, carnaval, beerjac, casa da farinha etc. (EMEF. Conceição Collaço), Comemoração dos 40 anos da EMEF Carlos Alberto Vigneron, Conquistas esportivas - Esporte e Expojac: agricultura, artesanato, shows, parque de diversão, baile do cowboy, escolha da rainha, desfile de cavaleiros e missa caipira (Escolas do Núcleo Rural).

O prefeito José Cândido Macedo falou da alegria e satisfação de poder presenciar novamente eventos como esse no município. "Testemunhamos hoje um pouco de nossa história que não pode ser deixada de lado. Quero parabenizar a todos os envolvidos na organização desse lindo evento e principalmente às nossas crianças que trouxeram brilho e vida para esta manhã, despertando em todos nós o espírito de cidadania e amor ao nosso município. Resgatamos hoje uma das mais importantes tradições da cidade e queremos que daqui em diante esses eventos sejam cada vez mais valorizados", frisou o prefeito Macedo.