Notícias de Jacupiranga - SP

PREFEITO MACEDO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO E REPRESENTA O BRASIL NA ALEMANHA

Data: . - Jacupiranga

O prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, integrou a comitiva da América Latina que viajou na última semana à Alemanha para participar do Seminário "Diálogo Multinacional para o Desenvolvimento" promovido pela Fundação Konrad Adenauer. Essa Fundação conta com 70 escritórios no mundo inteiro, investindo em projetos em mais de 120 países, contribuindo para a promoção da democracia, do estado de direito e da economia social e de mercado.
 
Apenas dois prefeitos brasileiros foram convidados para o evento, que aconteceu entre os dias 01 a 08 de dezembro. Na semana de estudos, esteve em pauta conhecer o sistema educacional de alguns países da Europa, como Holanda e Bélgica e participação em atividades sobre meio ambiente e mudanças climáticas no mundo, abordando principalmente os fenômenos e tragédias que atingem as cidades e pontuando quais ações a administração pública pode promover para preveni-las e minimizar suas consequências. 
 
A América Latina foi representada por 13 pessoas. Entre elas prefeitos do Chile, deputados da Argentina, Guatemala e Peru. Do Brasil foram convidados apenas os prefeitos de Jacupiranga e Taquarituba/SP. Acompanhou o grupo ainda o Secretário do CODIVAR, Wilber Rossini, para que todas as experiências vividas sejam divididas com outros municípios do Vale do Ribeira e que a oportunidade em estreitar laços com essa Fundação também beneficiem a região como um todo.
 
De acordo com o prefeito Macedo, foi uma honra estar entre os convidados e o conhecimento e a troca de experiência com uma Fundação dessa grandeza e natureza só trará benefícios. "Mais do conhecer a metodologia de trabalho de um dos países mais desenvolvidos do mundo, minha intenção foi de conquistar benefícios para o município e região, fazendo com que essa renomada Fundação comece atuar em Jacupiranga e no Vale do Ribeira, investindo em projetos e trazendo quem sabe, mais recursos e apoio para muitas iniciativas que pretendemos implantar por aqui", comentou o prefeito que já retornou da viagem no domingo (08/12) e despacha normalmente em seu gabinete.
 
Segundo Macedo foi uma experiência única e fantástica. "São países de realidades completamente distintas da nossa, com um nível de desenvolvimento e planejamento incríveis. Porém, tenho certeza que muitas das experiências adquiridas por lá podem ser perfeitamente aplicadas aqui. Fiquei impressionado com a qualidade e preocupação na prevenção de grandes tragédias climáticas. Vivemos esse cenário aqui no Vale do Ribeira, numa proporção bem menor, mas que também nos causa enormes transtornos e tristezas, no caso das enchentes, deslizamentos de terra, entre outros. Conhecemos ainda um dos sistemas de educação mais perfeitos do mundo. Sabemos que ainda temos muito a caminhar pra isso, porém acredito que o importante é dar o primeiro passo", frisou Macedo.
 
Todas as despesas da viagem foram custeadas pela Fundação Konrad Adenauer. As reuniões de trabalho contaram com a presença de autoridades e lideranças do mundo todo. "Um dos pontos mais importantes também é que tive a oportunidade de apresentar Jacupiranga e nossa região a todos os participantes. Nossas necessidades mas, também nossas potencialidades. Somos o pulmão do Estado de São Paulo, um dos mais importantes do país, com belezas naturais únicas e preservadas. Isso pode trazer muitas possibilidades de investimentos para nossa região", disse o prefeito.