Notícias de Ilha Comprida - SP

RECORDE MUNDIAL NA ILHA

Data: . - Ilha Comprida

Engenheiro Ken Yamazato está pronto para bater o recorde mundial
a partir do sábado 14/03 com o voo da maior pipa em tamanho do mundo

 

ken-yamazatoo0128Um quadrado - “O segredo é que as pipas têm alma, e só os meninos são capazes de entendê-las, sejam garotos de pouca idade, ou velhos com alma de meninos. Eles têm o dom de falar com o vento e conseguir que suas mensagens em forma de papel e bambu alcancem os recantos do céu destinados aos puros de coração.Uma das pipas é a do Ken”. Heródoto Barbeiro - Jornalista TV Cultura/CBN, prefácio do livro Engenheiro de Pipas, o invasor dos ares, de Ken Yamazato.

Ilha Comprida - Recordista brasileiro (Guiness Book Brasil-1998) com o maior trem de pipas do país com 3.344 unidades no ar, o engenheiro mecânico Ken Yamazato, especialista em pipas, está pronto para entrar para o Guiness Book Mundial neste sábado 14/03, na Ilha Comprida, com a tentativa de colocar no ar a maior pipa em tamanho e área do mundo. A gigante chamada World Peace ( Paz mundial ) tem 1.256 metros quadrados, o que equivale ao tamanho de seis quadras de tênis, a cobertura de 209 automóveis ou a sombra de 9.800 pessoas, a população da Ilha.

O sonho de colocar no ar “ o maior objeto mais pesado que o ar do mundo a voar sem o uso de nenhuma outra forma de energia que não seja a eólica” consumiu 21 mil horas de trabalhos e pesquisas em 15 anos e 4 meses. Concentrada na sede do Cotolengo, na Avenida Beira-Mar,na praia do Balneário Monte Carlo, próximo ao Boqueirão, a equipe de Ken iniciará a tentativa de quebra de recorde neste sábado 14/03, a partir das 8 horas. As tentativas prosseguirão até o dia 22 de março no mesmo local. O recorde atual é dos kuaitianos com a pipa de 950 m².

Esta é a quarta tentativa de quebra do recorde. A primeira delas em Santa Catarina e outras duas na Ilha. Chuvas, falta de ventos e problemas técnicos transferiram o sonho de Yamazato para esse mês.Tecnologia japonesa e jeitinho brasileiro criaram a mega pipa de Ken Yamazato, que não tem similar no mundo. A pipa gigante é feita de sacos de lixo grandes nas cores amarelo e preto e emendados uns aos outros criando um grande tapete mágico. Mais de 90% dos materiais são reciclados. Se houver a quebra do recorde, Yamazato estará pronto para novos sonhos:“Queremos transformar a Ilha na capital brasileira de pipa”, anuncia.

Ken no Guinness Brasil - Apaixonado por pipas/papagaios desde criança, Ken Yamazato tem dedicado a vida inteira ao estudo e à arte de projetar e criar modelos das mais variadas cores, tamanhos e formatos. Engenheiro mecânico, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-SP), já foi dezenas de vezes premiado em campeonatos e festivais de papagaio.
Desde 1991, quando se aposentou e criou a empresaKen Yamazato Engenharia de Papagaios e Pipamodelismo, Ken percorre o Brasil com seu projeto pedagógico. E assim leva educação, cultura, esporte e lazer a pessoas de todos os lugares.
Entrou no oGuinness Book Brasil 98ao empinar um “trem” de 242 pipas. Em 1999 chegou à marca de 3344 pipas empinadas em uma única linha. Yamazato assina o livro Engenheiro de Pipas,o invasor dos ares que traz todos os detalhes e a história das pipas no mundo.