Notícias de Ilha Comprida - SP

Em fase final de documentação e atendimento a critérios de segurança, Catamaran Maratayama deverá ser operacionalizado na temporada 2014/2015

Data: . - Ilha Comprida

Novos roteiros compreenderão viagens Ilha (SP)- Antonina (PR) e Ilha- Barra de Ararapira (SP/PR)

imagem-115Classificada pela Capitânia dos Portos como embarcação de grande porte e, portanto, com rígidas normas de segurança, o Catamaran Maratayama - já com rotas definidas Ilha/Antonina (PR) e Ilha /Barra de Ararapira (SP/PR),- deverá ser a grande atração turística da temporada 2014/2015. De alto padrão e única no Estado de São Paulo, a embarcação foi adquirida pelo município para fortalecer o turismo regional e implementar o inédito roteiro marítimo São Paulo/Paraná.

Atualmente, a catamaran está em fase final de expedição de documentação e atendimento a todos os padrões e critérios de segurança para obter o Título de Inscrição de Embarcação por parte da Capitânia dos Portos. O administrador do Boqueirão Sul, Etori Rizzi, responsável pela obtenção da licença, explica que, tal qual uma residência, a construção de uma embarcação precisa de aprovação dos órgãos competentes em todas as suas fases, desde a fabricação até a autorização para o transporte de passageiros. “Funciona como um habite-se, já que envolve uma série de fatores de segurança”,explica.

Segundo ele, a embarcação já recebeu vistoria da Capitânia dos Portos e atendeu a todas as solicitações técnicas indicadas. Aguarda agora, nas próximas semanas, nova vistoria para a obtenção do Título de Inscrição de Embarcação. Adaptado exclusivamente para oferecer o maior conforto possível aos passageiros, o Catamaran Maratayama tem dezoito metros de comprimento, capacidade para 80 passageiros, ar condicionado, poltronas especiais, duas TVs de led, serviço de bar, som ambiente e espaços exclusivos no piso superior para observação das paisagens . Sua velocidade média é de 42 km.

O prefeito Décio Ventura afirma que os novos roteiros marítimos representam a colocação no mercado de um produto turístico inédito e diferenciado no Vale do Ribeira. O proprietário da empresa B&B Construção de Barcos, Raul Machado, afirma que trata-se da primeira embarcação turística deste porte no Estado de São Paulo.