Notícias de Ilha Comprida - SP

Coordenadoria inicia processo de construção do Plano Municipal de Juventude de Ilha Comprida

Data: . - Ilha Comprida

PMJA Coordenadoria em parceria com o Conselho municipal de Juventude deu início ao processo de construção coletiva do Plano Municipal de Juventude de Ilha Comprida, conforme estabelece o Estatuto da Juventude. A elaboração do Plano tem como objetivo principal colocar na agenda de políticas públicas da nossa cidade as demandas da nossa juventude para os próximos 4 anos (de 2016 à 2020).

O processo de construção coletiva faz parte do movimento em âmbito nacional, de implementação de políticas públicas para esse segmento. O grande marco no âmbito das políticas públicas para juventude foi a proposição de um Plano Nacional da Juventude, em prol da construção de uma Política Nacional de Juventude, em 2004. Antes disso, as políticas para este segmento eram fragmentadas e pulverizadas pelos diversos setores, não havendo um espaço para a construção de uma política de/para juventude, considerando sua diversidade e suas particularidades.

"Seguindo a orientação nacional e baseados na experiência de sucesso de países europeus, iniciamos em setembro deste ano, o processo de construção coletiva do nosso Plano Municipal de Juventude, que considero o principal passo se quisermos de fato estabelecer políticas públicas planejadas. O PMJ tem por finalidade, propor diretrizes que irão orientar a formulação, a implementação e a avaliação das políticas públicas de juventude do nosso município, num esforço de torna­las responsabilidade de Estado e não de governos. Para isso, a divulgação e a posterior construção do Plano estão sendo realizadas de forma a abarcar o poder público, os jovens, a sociedade civil, as lideranças, escolas e demais cidadãos que se interessem na construção coletiva do nosso PMJ", explica o coordenador municipal da Juventude Ricardo Aguiar.

Além dos encontros descentralizados nos mais diversos espaços comunitários, escolas e projetos, qualquer cidadão poderá contribuir com a construção do Plano, enviando suas propostas através do grupo formado no facebook da Coordenadoria da Juventude.

Confira os eixos temáticos que compõem o PMJ de Ilha Comprida.

EIXO 1. Qualidade e melhora da gestão

EIXO 2. Informação e participação juvenil; incentivo ao associativismo

EIXO 3. Arte e Cultura

EIXO 4. Criatividade e inovação

EIXO 5. Educação formal: formação e qualificação

EIXO 6. Esporte, lazer e recreação

EIXO 7. Convivência, integração e igualdade de oportunidades

EIXO 8. Saúde, consumo e segurança

EIXO 9. Meio ambiente e sustentabilidade

EIXO 10. Emancipação juvenil: empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda

Os líderes comunitários podem solicitar a realização de encontros de discussão temática em suas respectivas comunidades através do facebook, do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 98135 5216.