Notícias de Ilha Comprida - SP

Autoridades de São Paulo e Paraná anunciam primeira integração marítima turística entre os dois Estados

Data: . - Ilha Comprida

Com o vice-governador Márcio França e o prefeito da Ilha Décio Ventura a bordo, o Catamarã Maratayama fez, na segunda 26/01, a viagem inaugural Ilha Comprida (SP)- Antonina (PR) em 4h15m

catamara-ilha-compridaApós a viagem a bordo do Catamarã Maratayama no trajeto Ilha Comprida(SP)/Antonina (PR), na segunda 26/01, o vice-governador Márcio França, o prefeito da Ilha Comprida, Décio Ventura e os prefeitos do Vale do Ribeira se reuniram com empresários e autoridades paranaensespara abordar a integração turística marítima entre os litorais dos dois Estados com a inclusão da rota ferroviária Morretes/Curitiba.

O novo produto turístico – que revela a exuberância de ricos complexos lagunares, a cultura, a história e a fauna marinha dos dois litorais -, também representa um significativo vetor de desenvolvimento e geração de renda e emprego para as comunidades tradicionais. Realizado na cidade de Morretes (PR), o encontro contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, dos prefeitos  de Morretes, Antonina e Paranaguá,  Helder Teófilo dos Santos, João Ubirajara Lopes e Edison de Oliveira Kersten, e o diretor-presidente da Higi Serv S/A, holding detentora da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda.

Ao chegar em Paranaguá, o vice-governador Márcio França se declarou surpreso com a rapidez da ligação marítima entre os dois litorais a bordo do Catamarã e destacou a importância do novo produto turístico capaz de levar as pessoas a descobrirem o potencial turístico destas regiões. “O potencial turístico da região precisa ser descoberto e, para descobrir, é preciso ter qualidade e produtos diferenciados como esse que une os dois litorais”.

O prefeito Décio Ventura afirmou que após a apresentação do roteiro, o projeto segue agora para reuniões técnicas de trabalho que deverão estar finalizados dentro de 90 dias. Segundo ele, é com muito otimismo que a Ilha anuncia a criação do primeiro roteiro turístico estruturado do bioma Mata Atlântica. Além da aquisição do Catamarã, o município da Ilha também investiu na capacitação de monitores turísticos que já trabalham no roteiro Ilha Comprida/Barra do Ararapira, além dos novos produtos lançados em 2015 como os roteiros de Observação de Aves , UTV Tour e Quadri Aventura.

Presente no encontro, o empresário Adonai Aires de Arruda, diretor-presidente da Higi Serv S/A, holding detentora da Serra Verde Express, responsável pelos trens que fazem a rota Morretes/Curitiba - afirmou que o roteiro está inserido nos dois estados com incontestáveis potenciais econômico e de infraestrutura: “Acredito muito na qualidade deste pacote transmodal ferroviário/marítimo e rodoviário. Para nós é uma honra integrar este projeto, cujo roteiro é desenvolvido no maior conglomerado populacional da América do Sul, com 27 milhões de turistas em potencial, o que representa um significativo vetor de desenvolvimento dos dois litorais”.

A comitiva da viagem contou com as presenças do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Cláudio Valverde, do deputado Caio França, da representante da Secretaria de Estado do Turismo do Estado, Mônica Barros, dos prefeitos de Miracatu, João Amarildo, de Jacupiranga José Macedo; de Iguape, Tony Ribeiro; de Cananéia, Pedro Ferreira Dias Filho , da turismóloga Fernanda André, gerente comercial da agência CVC- Registro, dos vereadores da Ilha, políticos da região e empresários.

ROTEIRO ILHA-PONTAL REVELA ESPETÁCULOS DE GUARÁS E BOTOS

Adquirido com recursos próprios, o Catamarã – primeira embarcação turística deste porte no Estado de São Paulo – iniciou, em dezembro de 2014, o roteiro turístico Boqueirão Norte/Barra do Ararapira, na divisa com o Paraná. Com 18 m de comprimento, capacidade para 76 passageiros, velocidade média de 42 km, o Catamarã conta com ar condicionado, poltronas especiais, TVs de Led, serviço de bar, som ambiente e espaços exclusivos no piso superior para observação das paisagens.

Além de revelar as belezas naturais do Complexo Lagunar Estuarino Ilha Comprida-Iguape-Cananeia, considerado um dos mais importantes viveiros de espécies marinhas do mundo e um dos últimos ecossistemas ainda conservados do litoral, o passeio Catamarã Tour também revela o espetáculo dos golfinhos no pontal Trincheira e o belo voo dos guarás vermelhos no Pontal do Leste. Com a nova rota Ilha Comprida-Antonina, revelará também a história, cultura e os atrativos naturais do litoral paranaense.