Notícias de Ilha Comprida - SP

Residência artística reúne artistas plásticos na Ilha Comprida para vivências e 1º Encontro de Artes Visuais do Vale

Data: . - Ilha Comprida

Atividades artísticas, entre os dias 22 e 28 de setembro, contam com apoio do Centro Universitário Belas Artes

residencia-artistica-ilha-comprida

Os integrantes Programa Residência Artística do município da Ilha Comprida, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e o Coletivo Visual convidam a população a participar do 1° Encontro de Artes Visuais no Vale do Ribeira, que acontecerá na terça-feira 23/09, às 14 horas, no Espaço Cultural Plínio Marcos. O evento reunirá exposições dos artistas: Tiê Pilger Nicolai, Gabriela Mameluca, Flora Assumpção, Elaine Arruda, Flávio Lamenha, Rick Pellerin, Natrícia Silva, Jair Glass, Julio Cesar Costa, Osvaldo Koji Matsuda, Felix Felix , Fernando Caixeta e os jovens (do Núcleo Conexão Jovem da Ilha ) selecionados:Vitoria Simonette ( produção fotográfica) e Bruno Marciel(jovem artista).

O Projeto Residência Artística Vale do Ribeira é uma iniciativa do Coletivo Experimental – Ilha Comprida, que tem por objetivo organizar e planejar ações voltadas para o estimulo à vivência artística, inovação e processo criativo a partir do intercâmbio colaborativo. No período entre 22 e 29 de setembro, artistas e integrantes do Conexão Jovem realizarão uma série de visitas e atividades para a inspiração e produção de trabalhos em pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo - arte, instalação, vídeo – instalação.

O artista plástico Fernando Caixeta, professor do Conexão Jovem da Ilha e idealizador da iniciativa, explica que os programas de residência artística estão sendo multiplicados em diversos países do mundo como instrumentos de fomento à criação, produção cultural, experimentação e o compartilhamento do fazer artístico. Segundo ele, uma das metas do projeto é identificar e incentivar o público jovem da Ilha e região a – por intermédio de atividades de artes visuais, multimídia – incluir no projeto de vida novas possibilidades de formação profissional e também o desenvolvimento do olhar sensível e crítico do mundo contemporâneo.

Residência artística – Ilha Comprida- 21 a 28/09

 

Programação

Dia 21/09 – Chegada dos artistas na Ilha

Dia 22/09- Das 8h30 às 12 h - Prosa solta e apresentação do Projeto Residência Artística e suas edições. Apresentação dos portfólios dos artistas convidados – Das 13 às 17h - Visita educativa nos projetos sociais, culturais e educativos da cidade.

Dia 23/09 -– Das 8h30 às 12 h - Definições e propostas de trabalho, apresentação, exposição, oficina ou workshop. Das 13h às 17 h - Primeiras experiências e possibilidades de interações artísticas com a cidade;

Dia 24/09 – 8h30 17 h - Conhecendo a geografia da cidade e região.

Fan Tour guiado pelo projeto monitores mirins

Dia 25/09 – 8h30 às 17 h - Oficina, workshop e/ ou palestra no Projeto Ação Jovem ou Casa do Adolescente

Dia 26/09- 8h30 às 17 h - Desenvolvimento e apresentação da proposta de trabalho artístico especifica para cidade.

Dia 27/09 - Aproximação com a cultura regional e vivência com a natureza.

Dia 28/09 - Finalização do Projeto