Notícias de Ilha Comprida - SP

No sábado 7/06 haverá mutirão do Exame de Papanicolau nas Unidades de Saúde da Família Central e Meu Re

Data: . - Ilha Comprida

O Departamento Municipal de Saúde da Ilha Comprida realiza neste sábado 7/06, das 8 às 16 horas, nas Unidades de Saúde da Família Central e Meu Recanto o Mutirão de coleta de exames de Papanicolau, preventivo contra o câncer de colo de útero. Para realizar o exame, é necessário levar o cartão SUS.O exame preventivo é a principal estratégia da saúde para reduzir os índices de morte por câncer nas mulheres, já que quando diagnosticado na fase inicial, a chance de cura chega a 100%.

Isso porque existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%.

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.  Devem fazer o exame todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.