Notícias de Ilha Comprida - SP

Ilha Comprida lança programa pioneiro no Brasil

Data: . - Ilha Comprida

Com o lançamento no último dia 27/3, do programa chamado "Impulso Jovem", da sua Coordenadoria Municipal da Juventude, Ilha Comprida se tornou o primeiro município do Brasil a definir claramente um sistema próprio para o desenvolvimento da empregabilidade, do trabalho e da renda entre jovens.

Baseado em experiências de sucesso desenvolvidas em alguns países da Europa, o Impulso Jovem é baseado em um conjunto de quatro programas que serão lançados gradativamente com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional, oportunidades de estágio, estímulo à contratação de jovens e o incentivo ao empreendedorismo.
 
"Enquanto poder público estamos trabalhando para conseguir cada vez mais criar oportunidades para a nossa juventude, mas é importante sempre frisar que o mercado de trabalho depende de uma série de outros fatores. O que nós estamos fazendo é definindo claramente um conjunto de ferramentas que poderá ajudar os nossos jovens nesse sentido. Estamos lidando com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e onde terão mais oportunidades os jovens mais qualificados. Hoje aqui na Ilha temos uma série de ações voltadas para essa qualificação como a Escola de Idiomas (a única pública do país), além de inúmeros cursos gratuitos. Agora estamos nos mobilizando, através do Impulso Jovem, para envolver também a iniciativa privada nesse processo", esclarece o coordenador municipal da Juventude, Ricardo Aguiar.
 
Os programas que formam a base do Impulso Jovem são o "Primeiro Passo" - que pretende incentivar a criação de estágios remunerados -, o "Contrata" - plataforma virtual que irá disponibilizar o currículo de jovens cadastrados na Coordenadoria Municipal da Juventude, com o objetivo de promover a inserção desses jovens no mercado de trabalho formal -, o "Jovens de Negócios" - programa de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego, através de apoio técnico e assessoria visando inclusive o acesso a linhas de crédito através do Banco do Povo Paulista - e o "Prepara" - uma outra plataforma virtual que irá centralizar todas as informações sobre os cursos de qualificação profissional para jovens disponibilizados no município.
 
Todos os detalhes sobre o funcionamento e as condicionantes do Impulso Jovem, estão disponíveis na internet através do endereço eletrônico facebook.com/juventudeilhacomprida