Notícias de Ilha Comprida - SP

Coordenadoria lança o "Observatório da Juventude" em Ilha Comprida

Data: . - Ilha Comprida

A Coordenadoria Municipal da Juventude lançou na última quarta-feira (26/3), o Observatório Municipal da Juventude, um programa permanente de investigação e estudos, que pretende potencializar a produção, a troca e a difusão do conhecimento científico sobre a diversidade de realidades juvenis no município.

O Observatório é formado por um grupo de até 21 pessoas divididas em dois grupos característicos: até 10 técnicos convidados pela coordenadoria e até 11 jovens entre 15 e 29 anos de idade inscritos para o programa. Uma vez por mês o grupo estuda um determinado tema definido pela coordenadoria e cada observador deve apresentar um relatório individual com as suas conclusões para serem apreciadas e discutidas pelo grupo de trabalho, que em conjunto elabora um relatório conclusivo sobre o tema analisado.
 
Esse relatório conclusivo servirá para nortear as ações da Coordenadoria no apontamento de políticas públicas para a juventude em Ilha Comprida.
 
"Cada observador tem liberdade para estabelecer a sua metodologia de trabalho, mas basicamente o levantamento de dados deverá surgir do contato direto, em conversas informais com os próprios jovens sobre o tema. O observador deve ter o compromisso de coletar informações e impressões reais dos jovens, porque é essa fidelidade que garantirá o funcionamento efetivo e funcional das ações, projetos e programas a serem propostos", explica o coordenador municipal da Juventude, Ricardo Aguiar,
 
Com essa iniciativa, a Coordenadoria Municipal da Juventude pretende promover e ampliar a capacidade de articular o conjunto de ferramentas que viabilizam e potencializam o diálogo com a sociedade civil no município, além de produzir conhecimentos sobre o segmento.
 
Para facilitar o diálogo, a Coordenadoria da Juventude criou uma plataforma virtual para o Observatório na rede social facebook, que pode ser acessada através do endereço facebook.com/observatoriodajuventudeilhacomprida