Notícias de Iguape - SP

Segunda fase da campanha de vacinação contra o HPV começa no dia 10 de setembro

Data: . - Iguape

HPVComeça no próximo dia 10 (quarta-feira), em Iguape, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o HPV, o público alvo da campanha são meninas entre 11 e 13 anos.

Segundo o ministério da saúde, cada adolescente deverá tomar três doses da vacina para que a proteção seja eficaz, a primeira etapa da campanha aconteceu no mês de março, a segunda deve ocorrer seis meses depois da primeira e por fim a última dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose.

Segundo Liliane Castro, da Vigilância Epidemiológica de Iguape, a Unidade Mista do município está passando por melhorias, por conta disso a sala de vacina foi transferida para o bairro do Rocio, no ESF Areia Branca, porém cada ESF irá realizar sua própria campanha de vacinação. “Cada menina que irá tomar a 2º dose deverá se dirigir ao ESF mais próximo de sua residência.”

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais, ou de mãe para filho no momento do parto. De acordo com uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 290 milhões de mulheres em todo o mundo são portadoras da doença.