Notícias de Eldorado - SP

Zetinho participa de reunião dos Comitês das Bacias Hidrográficas

Data: . - Eldorado

Sugestões e opiniões sobre o projeto do Governo do Estado de São Paulo, Município Verde, foi a pauta da reunião que aconteceu no dia 18, às 14 horas, no auditório da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, organizado pelo Secretário Francisco Graziano e pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH).
 
Um dos participantes presentes foi o Prefeito Municipal da Estância Turística de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira, o Zetinho, que obtém o cargo de Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Vale do Ribeira. Fora Zetinho, mais outros 22 presidentes puderam contribuir ao projeto com as suas idéias.
 
Além da discussão sobre o Municio Verde, o Secretário Estadual mostrou aos novos presidentes que os Comitês são de extrema importância para melhorias que podem ser feitas na região, "pois são instrumento de política pública". "Os presidentes dos Comitês são portadores políticos de demandas e devem encaminhar as necessidades dos municípios para o Governo, melhorando a qualidade de vida de cada cidade", diz Graziano.
 
Durante a reunião, sugestões como mudanças nos pesos de avaliação de itens impostos pelo Município Verde como lixão, arborização e tratamento de esgoto, foram feitas. A reivindicação foi feita por alguns presidentes, pois esses pontos são de inteira responsabilidade do município. Também a mudança para pesos menores para diretrizes relacionadas à outros órgãos, como a CETESB, foram discutidos, para que as cidades não acabem sendo prejudicadas na classificação final.
Outro ponto muito indagado foi sobre a demanda induzida, "em que o objetivo é proteger e valorizar os córregos", relata a representante da CRH, Rosa Mancini. E sobre a maneira como as cidades irão incluir a educação ambiental dentro da rede escolar. Alguns presidentes pediram para que um material didático seja feito para auxiliar os professores quando forem trabalhar com esse tipo de educação.
 
Para Eldorado, o Departamento de Meio Ambiente já começou a atuar dentro das salas de aula. Os diretores e professores das escolas do ensino municipal estão em contato direto com o Meio Ambiente, e os alunos também estão tendo informações de como cuidar melhor da natureza, inclusive a plantar mudas nativas.
 
Após acertarem alguns pontos do Município Verde, Graziano entrou num assunto que está tendo repercussão mundial, a água. "O assunto água precisa assumir uma nova posição dentro da política pública e por isso, pretendo montar uma Instituição Paulista de Água", relata o Secretário.
O Prefeito de Eldorado, Zetinho, disse ao Secretário que no município a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) tem uma boa participação, menos na zona rural, e agradece o apoio da Secretaria oferecido ao município.