Notícias de Eldorado - SP

Eldorado sediou a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Data: . - Eldorado

No último dia 16, Eldorado sediou a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial, no Centro Comunitário. Parte integrante da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) tem como objetivo fortalecer o diálogo e cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial e tem como realizadores a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Fundação Instituto de Terras (ITESP), Secretaria do Estado de São Paulo da Defesa da Cidadania e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado.
 
 
Como autoridades participantes do evento estiveram o Prefeito Municipal de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira, - Zetinho -, representantes da Secretaria Estadual da Justiça, vereadores de alguns municípios, representante da comissão organizadora da Conferência Estadual, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Edson Ney Barbosa, chefe da Divisão de Cultura de Eldorado, Majo e o Diretor de Agricultura da cidade, Fábio Marcondes Fugiwara, além da participação maciça dos quilombolas e de representante do Conselho da Comunidade Negra de São Paulo.
 
Durante o início da conferência, Zetinho conversou com todos os participantes e mostrou que a Prefeitura de Eldorado será uma parceira dos quilombolas em suas lutas, e que "esse trabalho desenvolvido na reunião, venha totalmente de encontro com as necessidades das comunidades e do município".
 
A Conferência teve boa parte dos participantes vindos das comunidades quilombolas, porém, o objetivo é atender a vários grupos étnicos, como negros, indígenas, ciganos, entre outros que fazem parte do desenvolvimento econômico e social do país. Após as apresentações, os participantes foram divididos em 5 grupos (educação, cultura e lazer; saúde; moradia, terra e habitação; emprego, trabalho e geração de renda; e segurança pública e acesso à Justiça) para criarem dez propostas sobre cada tema, em que foram discutidas e votadas no plenário do evento por todos os presentes. Depois apenas 3 de cada item foram selecionados e irão ser apresentados juntamente com um relatório final à edição estadual da conferência.
 
Todas essas propostas serão transmitidas no evento que acontecerá em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de junho, por dez delegados escolhidos entres os inscritos na conferência regional, sendo que 2 fazem parte do poder público.
 
A conferência teve término às 17 horas com todas as idéias e os delegados selecionados.