Notícias de Eldorado - SP

Soberania alimentar, cultura e renda serão temas de debate na feira de sementes do Vale do Ribeira

Data: . - Eldorado

Nos dias 22 e 23 de agosto, a cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, recebe a VII Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos quilombos do Vale do Ribeira. O seminário que se realiza na véspera terá novo formato com rodas de conversas.

feira2014 0Em sua sétima edição, a feira já faz parte do calendário da região e este ano, a ela virá se somar a V Feira de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo com a participação de pequenos agricultores e agricultores familiares. Também estarão na feira coletores da Rede de Sementes do Xingu e indígenas do Parque Indígena do Xingu, que virão do Mato Grosso especialmente para participar do evento e expor suas sementes.

No dia 21 pela manhã, haverá rodas de conversa sobre temas como gastronomia, juventude e agricultura, banco de sementes e políticas públicas para comercialização de sementes, mudas e outros produtos. À tarde, a Promotora de Justiça do Distrito Federal, Juliana Santilli, sócia-fundadora do ISA, falará sobre ”Politicas sobre Sementes e a Soberania Alimentar no Brasil”

A feira de troca de sementes e mudas do Vale do Ribeira é o resultado de um esforço coletivo das associações quilombolas e seus parceiros para fortalecer as roças tradicionais e a importância do sistema agrícola quilombola para a soberania alimentar, sua cultura e a geração de renda complementar. Organizada pelo GT Roça, grupo que reúne as associações quilombolas, o Instituto Socioambiental, o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Eaacone (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira) e a Fundação Florestal, a feira vem sendo realizada desde 2008.

No dia 23, a Praça Nossa Senhora da Guia de Eldorado/SP, estará repleta de barraquinhas que exibirão variedades de mudas e sementes de cerca de 20 comunidades quilombolas além de outros agricultores familiares e produtores agroecológicos do Estado de São Paulo, já que paralelamente à feira acontecerá também a Feira de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo. Os agricultores terão produtos para troca e para venda. Os coletores do Xingu também terão uma barraca na feira. Durante o evento haverá apresentações da cultura tradicional quilombola, como danças, cantorias e capoeira.

Confira abaixo a programação do evento.

Seminário Sementes: soberania alimentar, cultura e geração de renda

Dia 22 de agosto de 2014- das 9:00 às 18:00 horas.
Salão Paroquial de Eldorado
7:30 às 8:45 - Café da manhã : Salão Paroquial de Eldorado
8:00 às 9:00 - Recepção e Inscrição: Salão Paroquial de Eldorado
9:00 às 09:30 - Abertura

9:30: às 12:00 – Rodas de discussão temáticas
Oficina 01 – Gastronomia Quilombola
Oficina 02- Armazenamento das sementes e o papel dos guardiões
Oficina 03- Juventude e agricultura
Oficina 04- Políticas públicas de aquisição de sementes, mudas e alimentos

12:30 às 13:30-Almoço

13:30 às 16:15 – Fechamento e sistematização das Rodas de Discussão Temática
15:00 – 15:15 – intervalo café
15:15 – 16:15 – Mesa de discussão Politicas sobre Sementes e a Soberania Alimentar no Brasil, com Juliana Santilli Promotora de Justiça do MPF-DF
16:15 – 17:00 - Apresentação das deliberações das Rodas de Discussão
17:00 - 18:00 – Fechamento da plenária com Rodada de avaliação e Encaminhamentos


Mais informações e contato: Frederico Viegas de Freitas (13) 38711697 ou (13) 39711545