Notícias de Eldorado - SP

Defesa Civil apresentou Plano municipal para a população

Data: . - Eldorado

No último dia 19, a Defesa Civil de Eldorado realizou a 1ª Audiência Pública, com o objetivo de apresentar do Plano de Defesa Civil do município e mostrar aos participantes, o trabalho em desenvolvimento, bem como verificar informações e solicitações dos presentes, buscando, assim, um produto final eficiente e possível de ser executado.
 

Os trabalhos foram apresentados em dois tópicos: administrativo e técnico. Como o próprio nome diz, o plano cria diretrizes e ações preventivas, corretivas e emergenciais, para que diminuam os riscos a que a população está exposta. "Tentamos mostrar à população o que estamos desenvolvendo para diminuir os riscos que todos correm, já que o município e a nossa região possuem varias áreas suscetíveis a enchentes e deslizamentos", revelou o coordenador da Defesa Civil local, Edson Ney Barbosa.
 

Ainda, segundo Barbosa, o plano municipal está sendo coordenado pelo Prof. Arlei Benedito Macedo, da USP e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB), e pela sua equipe de técnicos especializados nas áreas de arquitetura, geologia e sistema de informatização, juntamente com a UNESP, o DAEE, e parceria da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado.
 

Os envolvidos têm realizado no município, um levantamento através de georreferenciamento das áreas sujeitas à inundação e deslizamento. "Também está em fase de levantamento final, o estudo do nível do Rio Ribeira de Iguape, conhecido como Batimetria, que oferece em detalhes a situação do leito do rio", comentou o coordenador.
 

Em toda a reunião, além do coordenador da Defesa Civil, estiveram presentes: o prefeito municipal, Donizete Antonio de Oliveira, que explicou alguns pontos da audiência e também das ações realizadas; o coordenador da Defesa Civil Estadual de Registro (CEDEC) e o arquiteto contratado pelo DAEE para desenvolver o projeto nas zonas urbana.