Notícias de Eldorado - SP

Programa Saúde Mais Perto de Você irá para Eldorado

Data: . - Eldorado

No último dia 29, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o prefeito da Estância Turística de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira, assinou o Termo de Compromisso para o apoio à implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – "Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade".
 
De acordo com o Termo, também assinado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, as diretrizes impostas para a realização do Programa tendem garantir a composição das Equipes de Atenção Básica (EAB) participantes do Programa, com seus profissionais devidamente cadastrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), e manter alimentação regular e consistente do Sistema de Informação da Atenção Básica com informações referentes às EABs, permitindo o monitoramento permanente dos indicadores contratualizados.
 
Além disso, garante a oferta de ações de saúde para a população coberta por cada Equipe, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e traduzidas pelos indicadores e padrões de qualidade definidos pelo Programa; contratualiza metas com as Equipes e realiza ações para a ampliação do acesso e melhoria de qualidade da atenção nas Unidades Básicas de Saúde utilizando o recurso do Programa para este fim; apoio logístico à realização do processo de avaliação Externa das EABs, garantindo a identificação visual estabelecida, como: a carteira de serviços ofertados pela equipe, o horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde, o nome e a escala dos profissionais, o telefone da ouvidoria do município (quando houver) e do Ministério da Saúde, além do endereço na internet em que se encontram informações a respeito dos resultados alcançados.
 
De acordo com o Ministério, esse Termo assinado por Oliveira terá vigência de seis meses a patir da sua assinatura. "Este é o período estipulado para que ocorra a Avaliação Externa, podendo ser prorrogado mediante aditivo", comentou o prefeito.
 
Para finalizar, o administrador público ressalva a importância de um compromisso como esse. "É mais uma conquista de Eldorado diante da saúde", contou.