Notícias de Eldorado - SP

Escola Municipal levou alunos para conhecerem o Quilombo do Ivaporunduva

Data: . - Eldorado

Dia 20 de novembro foi o Dia Nacional da Consciência Negra. Em virtude da ocasião, a EMEF Profª Maria Salete Pedroso Ferreira, de Eldorado, dedicou atenção especial, na semana que antecedeu a data, à figura do Zumbi dos Palmares, personagem negro que lutou em defesa da liberdade da população afrodescendente brasileira.
 
Durante a semana, os professores também destacaram a importância e a necessidade de conhecer, respeitar e valorizar as comunidades remanescentes de quilombos do município.
 
Diante disso, os alunos dos 4°s anos e das 4ª séries foram visitar o Quilombo do Ivaporunduva, distante da cidade, 51 km.
 
No dia 18, a excursão foi destinada ao quilombo e os estudantes puderam analisar as casas e os estilos de construções. "Para alunos dessa faixa etária [9 e 10 anos], as imagens muitas vezes dizem mais que a história de texto informativo", comentaram os professores.
 
Outro ponto atrativo para as crianças foi a passagem pela a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, erguida pelos escravos e feita de barro e madeira. "Tudo dentro do templo católico lembra passado: o altar-mor, o altar de celebração de missas e cultos, os objetos de adorno e as imagens de santos", relataram os organizadores da excursão. Após, foram até a Pousada do Quilombo, espaço dedicado à estudos, debates e apresentações artísticas.
 
"Temos certeza de que os alunos entenderam o elo entre o passado e o presente das comunidades do nosso município. E o mais importante é que eles, a partir da experiência vivida, saberão respeitar e valorizar essas comunidades", finalizaram os professores.