Notícias de Eldorado - SP

FGTS é liberado para os munícipes atingidos pela enchente

Data: . - Eldorado

Nessa semana, a Caixa Econômica Federal liberou o FGTS por motivo de necessidade pessoal, em face da urgência e gravidade de desastre natural que tenha atingido a área de residência de munícipes de Eldorado.
 
Depois da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal da Estância Turística angariar todas as documentações necessárias para que a Caixa pudesse liberar o Fundo de Garantia para os eldoradenses que foram afetados pela enchente de agosto em menores dias possíveis, a população poderá desfrutar do dinheiro que possui em decorrência do FGTS.
 
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson Ney Barbosa, as pessoas devem apresentar os documentos necessários até o dia 5 de dezembro de 2011 e o valor do saldo disponível é limitado à R$ 5.400. O trabalhador deve comparecer em uma agência da Caixa, apresentando originais e cópias da Carteira de Trabalho, RG, CPF e Comprovante de endereço (conta da água, luz, telefone, extrato bancário e carnês de pagamento) com emissão posterior a junho de 2011. Os documentos serão analisados e a liberação será efetuada posteriormente.
 
De acordo com o banco, para valores até R$ 1.000, o saque poderá ser efetuado através do Cartão do Cidadão. Acima desse valor, poderão ser autorizados crédito em conta na Caixa ou sacados no guichê, mediante apresentação dos documentos citados acima.
 
As solicitações de saque serão aceitas se o trabalhador residir em áreas comprovadamente atingidas no município. "O banco já possui as áreas afetadas, então, facilita para que o recebimento seja mais rápido", relatou Barbosa.
 
Mesmo se o comprovante não for no nome do trabalhador, deve levar a conta e a Caixa analisará. Caso não aceite, entregará um papel com carimbo solicitando uma declaração emitida pelo município, em papel timbrado da Prefeitura, em que ateste que a pessoa mora na área alcançada. Na declaração conterá o nome completo, data de nascimento, endereço completo e o número de inscrição do PIS/PASEP.
 
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 13 3871-3148 ou diretamente na Caixa.