Notícias de Eldorado - SP

Alunos do Ensino Fundamental de Eldorado entregam carta ao prefeito

Data: . - Eldorado

Alunos da EMEF Fritz Frederico Roese, da Vila Incomager de Eldorado, estiveram, no dia 25, presentes no gabinete do prefeito Donizete Antonio de Oliveira para entregar-lhe uma carta com sugestões para melhorias na área de meio ambiente, no seu bairro.
 
A escola após participar da I Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA), no início do mês de junho, e do plantio de mudas organizados pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente de Eldorado, acolheu a idéia de cuidar melhor do ambiente em que os alunos vivem e desenvolveu o projeto Meio Ambiente e Ecologia que abrange toda a instituição de ensino.
 
O projeto possui atividades em classe, entre elas textos e conversas, e extra-classe, como passeio e excursões.
 
Dentre as atividades, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, coordenados pela professora Ivanete Aparecida Lopes Correia, passearam pelo bairro para verificar as necessidades ambientais no local, e assim, poder mostrar ao prefeito algumas idéias para melhorar a Incomager.
 
Após a atividade, foram escritas cartas sobre o que estava acontecendo de errado na vila e como as pessoas poderiam se conscientizar. Ao todo, foram 18 cartas, mas somente a carta da aluna Ana Karen Miranda Antunes, de 9 anos, foi escolhida para ser endereçada à Prefeitura.
 
Ao chegarem ao gabinete, juntamente com o diretor Tarcísio Domingos Alves, a coordenadora Marizia Helena de Toledo e a professora da turma, os alunos foram recepcionados pelo atual administrador. Correia explicou o que é o projeto e de onde surgiu essa iniciativa.
 
Depois da entrega, o prefeito leu a carta em voz alta e ficou surpreso com a preocupação da aluna e de todos os outros estudantes. "É muito bom ver que a escola, os alunos em si, estão se conscientizando para cuidar do meio ambiente", relata o prefeito para os participantes do projeto.
 
 A carta falava sobre o descuido da população com o lixo que é jogado no rio Ribeira de Iguape e como isso interfere na vida de todos. O plantio e cultivo de plantas também foi um dos temas abordado na redação, bem como a utilização excessiva de carros, poluindo cada vez mais o ar.
 
A preocupação não acaba por aí, a jovem ainda pede a construção de um canil para os cachorros que vivem nas ruas.
 
Como resposta, o prefeito disse que para esse ano, será difícil atender a todas as reivindicações, por causa do baixo orçamento, mas para 2010 a administração irá levar em consideração os pedidos da aluna.
 
Fora a carta, o aluno Edvan Morais Araújo também comentou alguns itens importantes sobre o rio. Como resposta, o prefeito disse que irá junto com os responsáveis pelos departamentos até o local para verificar a situação. "Semana que vem, vou até a casa do Edvan e tentar resolver o problema indicado por ele", finaliza o administrador.