Notícias de Eldorado - SP

Turistas participaram do VIII Revelando SP e conferiram a cultura de Eldorado

Data: . - Eldorado

Do dia 22 ao dia 26 de junho, os municípios do Vale do Ribeira participaram da VIII edição do programa do Governo do Estado, "Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Festival de Cultura Paulista Tradicional".    
           
O início da festividade, - que acontece anualmente e traz com objetivo difundir as culturas existentes no estado -, foi com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda da Basílica de Aparecida. A passagem da santa pela região abrangeu outros municípios além do Vale e teve início no dia 28 de maio, em Sorocaba, sendo Apiaí a primeira cidade do Vale do Ribeira a recebê-la. No total foram 23 cidades que participaram, entre elas: Eldorado, Votorantim, Piedade, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Adrianópolis, Itaóca, Iporanga, Barra do Turvo, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape.
           
Como de costume, Eldorado recebeu a santa com vários fiéis que peregrinaram por alguns bairros do município, a fim de acompanhar a sagrada imagem. A chegada de Nossa Senhora à Iguape aconteceu no dia 22, no Centro de Eventos, Casemiro Teixeira, onde stands já estavam prontos e atendendo à população com quitutes e obras artesanais.                                                         
           
No local, muitos representantes levaram o que a sua cidade oferece aos turistas, e o mesmo aconteceu com Eldorado.        
           
Por ter o título de Estância Turística, Eldorado tem história para contar e uma culinária impar, sem contar os artesanatos confeccionados por fibra de banana, fruta essa, bem difundida na cidade.
           
No stand artesanal, os visitantes puderam conferir bolsas, almofadas e outros artigos decorativos. No box de comida, experimentaram coruja, bolinhos, entre outros.          
           
Para o prefeito da Estância, Donizete Antonio de Oliveira, a participação do município em um evento desse porte é extremamente importante. "Os nossos artesãos, expondo no Revelando, conseguem divulgar os seus trabalhos e mostrar pontos-chaves de criatividade que Eldorado possui, como a utilização da fibra da banana". E ainda complementa: "Também é impossível não falar da culinária. Comidas típicas do município foram colocadas para todos degustarem e, tenho certeza, de que gostaram do paladar das nossas tradições".     
           
Além disso, os turistas e moradores da região, apreciaram uma diversificada programação que incluiu apresentações folclóricas e artísticas e as devoções representadas por atividades de grupos de Reiadas (Folia de Reis), Divino, São Gonçalo e Romarias. Os destaques deste ano no Revelando foram o "Espaço Quilombola", com 18 comunidades quilombolas, o Encontro de Bandas e Fanfarras, com participação de 30 grupos, inclusive a de Eldorado (Banda Municipal Maestro Claro Plínio Bastos), no dia 23 de junho, e a Saída Fotográfica.
            "Essa iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é louvável, pois nada melhor do que difundir a cultura das regiões", finalizou o prefeito de Eldorado.