Notícias de Eldorado - SP

Saúde de Eldorado preparando cada vez mais os seus profissionais!

Data: . - Eldorado

O departamento de Saúde da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, preocupada sempre com a capacitação dos seus funcionários, ofereceu, no dia 2 de junho, na Aldeia Cultural e no Serviço de Obras Sociais (SOS), o segundo módulo do "Curso Introdutório para Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF)".
 
No período da manhã, os profissionais assistiram ao documentário produzido pelo Ministério da Saúde, "Políticas de Saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à Saúde",queaborda a história das políticas de saúde no país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS. O documentário é composto por cinco capítulos, cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930; 1930 a 1945; 1945 a 1964; 1964 a 1988; e 1988 a 2006.
 
Após a sessão, foi iniciada uma discussão sobre o filme, em que todos relataram suas impressões e
deram opiniões sobre o assunto. "Os mais jovens puderam interagir com os mais velhos, que testemunharam como era a saúde no município antes da implantação do SUS, enriquecendo ainda
mais a nossa história", relatou a diretora municipal de Saúde, Ligia Ferreira Museti.
 
No período da tarde, foi feita uma dinâmica de grupo, desenvolvida pela fisioterapeuta do setor. Com isso, os trabalhos foram recomeçados: estudos relacionados à família, leituras de textos, dinâmica de grupos, apresentação dos trabalhos e reflexões sobre as particularidades da Estratégia Saúde da Família, bem como as atribuições dos profissionais, foram realizados.
 
De acordo com os multiplicadores do curso, Celia Sumie Suyama (dentista) e Renato Fernando Pontes (enfermeiro), "todos os profissionais das ESFs que aderiram ao curso, participaram com interesse, atenção e dedicação".
 
Para finalizar, Suyama comentou que: "Temos a agradecer a Prefeitura e a diretora de Saúde que muito têm incentivado e apoiado o Curso Introdutório".