Notícias de Eldorado - SP

VIII Revelando São Paulo leva peregrinação da Imagem de Nossa Senhora para região do Vale do Ribeira

Data: . - Eldorado

Na próxima quinta-feira, 16 de junho, a Estância Turística de Eldorado receberá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, da Basílica de Aparecida.            
A peregrinação faz parte da sétima edição do programa do Governo do Estado, "Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Festival de Cultura Paulista Tradicional", que atualmente é considerado uma vitrine via das mais diversas manifestações da cultura identitária e é produzida em diferentes regiões do Estado.
           
A passagem da santa pela região, que abrange outros municípios além do Vale, teve início no dia 28 de maio, em Sorocaba, sendo Apiaí a primeira cidade do Vale do Ribeira, a receber Nossa Senhora. No total são 23 cidades que participarão, entre elas: Votorantim, Piedade, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Adrianópolis, Itaóca, Iporanga, Barra do Turvo, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Eldorado, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape, onde permanecerá de 22 a 26 de junho.
           
A visitação "Da Mãe Divina Peregrina" faz parte da capilarização do programa Revelando São Paulo e traz uma programação diferenciada em cada cidade. Considerada Padroeira do Brasil pela devoção popular, a imagem simboliza o aspecto feminino, o acolhimento, a bondade, a mãe cuidadosa e a mãe terra, expressada também em outras religiões.
           
Entre os dias 22 e 26 de junho, em Iguape, no Centro de Eventos "Casemiro Teixeira", os visitantes poderão conhecer a culinária e o artesanato, característicos paulista, e apreciar uma diversificada programação que inclui apresentações folclóricas e artísticas e as devoções representadas por atividades de grupos de Reiadas (Folia de Reis), Divino, São Gonçalo e Romarias. Os destaques deste ano no Revelando são o "Espaço Quilombola", com 18 comunidades quilombolas, o Encontro de Bandas e Fanfarras, com participação de 30 grupos, inclusive a de Eldorado (Banda Municipal Maestro Claro Plínio Bastos), no dia 23 de junho, e a Saída Fotográfica.
           
O Revelando São Paulo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Cultura e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura. Informações pelo site www.revelandosaopaulo.org.br
Revelando São Paulo
           
Desde o lançamento da edição na capital, em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Foi ganhando forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. E a construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.