Notícias de Eldorado - SP

Eldorado fez III Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Data: . - Eldorado

Com o pique da criançada e de muitos adultos, o "III Passeio Ciclístico da Estância Turística de Eldorado" foi um sucesso. Os participantes chegaram às 8 horas do dia 5 de junho, na Praça Nossa Senhora da Guia, fizeram um aquecimento e foram percorrer as ruas da cidade.
           
O objetivo do evento foi comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu no mesmo dia. "Queremos conscientizar as pessoas a cuidarem do meio ambiente e, consequentemente, a terem uma vida mais saudável", revelou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, Edson Ney Barbosa. Todos os participantes tiveram que fazer a sua inscrição antecipadamente na Bicicletaria Carvalho.
           
A ideia partiu do setor e recebeu o apoio de todos os departamentos do órgão público. "A Administração, o Planejamento, o Esportes, a Educação, enfim, todo mundo nos ajudou e como resultado, conseguimos trazer as ruas mais de 250 ciclistas entre crianças e adultos", comentou a chefe da divisão de Meio Ambiente, Aline Aparecida Leite.
           
Nesse ano, o percurso foi diferenciado. Com saída da Praça Nossa Senhora da Guia, os participantes passaram pela Av. Marechal Castelo Branco, Rua Godofredo Ribeiro de Freitas, Rua André Cursino de Oliveira, Rua Major França, Rua Cel. Avelino até chegarem à Praça Pedro de Toledo, seguindo para a rua do Clube Municipal, Av. Caraitá até chegar à Praça novamente.
           
Ao atingirem o local da Chegada, a organização promoveu sorteios com brindes conseguidos na comunidade. A bicicleta mais enfeitada ganhou uma premiação à parte.
           
Para finalizar, Barbosa e Leite agradeceram os colaboradores. "Não vamos mencionar nomes, pois podemos nos esquecer de alguém, e isso não é justo. Eldorado inteiro participou do acontecimento, tanto no dia do Passeio como na organização e na arrecadação de brindes. Muito obrigada pelo apoio e pela compreensão", contou a chefe da divisão.
           
"A caminhada fez parte da 2ª Semana do Meio Ambiente do Vale do Ribeira e já está virando tradição na cidade. As pessoas já ficam esperando esse delicioso e divertido dia", explicou Barbosa.
 
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
 
           
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado criou uma lei que determina que os departamentos municipais de Meio Ambiente e Educação devem comemorar datas que abordem os cuidados com o nosso planeta. Em decorrência disso, no dia 3 de maio foi lançado o "Concurso da Semana do Meio Ambiente", com o objetivo de incluir os alunos da rede municipal de ensino na problemática e, consequentemente, ensinar-lhes a importância de proteger o meio em que vivem.
           
De acordo com o regulamento do concurso, cada escola pediu aos seus alunos para elaborar um desenho que trabalhasse o tema "Meio Ambiente". Esses desenhos foram entregues ao departamento de Meio Ambiente até o dia 20 de maio para serem julgados por uma Comissão Avaliadora, composta por três pessoas que possuíam conhecimentos de artes ou estivessem interagidos com o assunto em questão.
           
No dia 23 de maio, os jurados analisaram cada desenho e chegaram a uma vencedora, Pamela Florêncio de Sousa, da 4ª série B, da EMEF Profª Maria Salete Pedroso Ferreira. A obra escolhida foi utilizada como logotipo do "III Passeio Ciclístico", ou seja, em ofícios, convites, faixas, cartazes e camisetas da organização.
           
A vencedora, no dia 5, recebeu uma bicicleta como premiação.         
Para o departamento de Meio Ambiente, o concurso superou as expectativas. "A ideia deu certo", disse a chefe da divisão, Aline Aparecida Leite.