Notícias de Eldorado - SP

Aluna da 4° série leva o primeiro lugar no Concurso da Semana do Meio Ambiente

Data: . - Eldorado

No próximo dia 5, o mundo comemora o Dia do Meio Ambiente e organiza ações que priorizam a conscientização das pessoas a preservar a natureza e a pensar como será o futuro das suas próximas gerações, se todos não tomarem uma atitude desde esse momento.
           
Em decorrência disso, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado criou uma lei que determina que os departamentos municipais de Meio Ambiente e Educação devem sempre comemorar datas que abordem os cuidados com o nosso planeta. Como é o caso do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso, os dois setores públicos firmaram, mais uma vez, parceria para que o evento referente ao dia 5 fosse um sucesso.
           
No dia 3 de maio foi lançado o "Concurso da Semana do Meio Ambiente", em Eldorado, com o objetivo de incluir os alunos da rede municipal de ensino na problemática e, consequentemente, ensinar-lhes a importância de proteger o meio em que vivem. Além disso, a obra escolhida seria utilizada como logotipo da Semana, ou seja, em ofícios, convites, faixas, cartazes e camisetas da organização.
           
De acordo com o regulamento do concurso, cada escola deveria pedir aos seus alunos para elaborar um desenho que trabalhasse o tema "Meio Ambiente". Esses desenhos teriam que ser entregues ao departamento de Meio Ambiente até o dia 20 de maio, e seriam julgados por uma Comissão Avaliadora, composta por três pessoas que possuíssem conhecimentos de artes ou estivessem interagidos com o assunto em questão, sendo que somente um aluno seria o grande vencedor. E assim foi realizado o concurso.
 
No dia 23 de maio, os jurados analisaram cada desenho entregue e chegaram a uma vencedora, Pamela Florêncio de Sousa, da 4ª série B, da EMEF Profª Maria Salete Pedroso Ferreira.
Para o professor que a orientou, Aparício do Carmo Gomes Filho, a aluna sempre apresentou uma preocupação com o meio ambiente. "A Pamela tem um nível de informação diferente da maioria das crianças. Ela é bem informada e participa muito das aulas", revelou.
 
Durante o desenvolvimento da atividade, o professor percebeu que a classe não tinha rendido o que esperava e pediu para que todos se empenhassem mais. "Na primeira tentativa, não foi o que eu esperava, mas na segunda, por parte da Pamela, apareceu essa obra de arte", comentou o professor.
O desenho que não foi colorido propositalmente, mostra a realidade do planeta. "Eu quis mostrar o resultado das ações do homem no meio ambiente, e não o pintei para deixá-lo original", explicou a estudante.
 
Em conversa com o pai, Antonio Adriano de Sousa, foi explanado que a menina de apenas 10 anos sempre gostou de ler. "Quando era pequena, em vez de bonecas, pedia livros".
 
Com relação a orgulho, Filho comentou que foi muito gratificante saber que a sua aluna foi a campeã do Concurso. "Fico orgulhoso de ver a dedicação aos estudos que a Pamela possui e, também, me sinto vitorioso e compensado com o trabalho que realizei", explicou o professor. Para a sua família, o pai contou que ficou maravilhada. "Todos nós ficamos muito felizes e orgulhosos da nossa filha".
 
Para o departamento de Meio Ambiente, o concurso foi um sucesso e o desenho já está sendo utilizado nos documentos referentes à semana do meio ambiente. "A ideia deu certo e o desenho será usado para o "III Passeio Ciclístico da Estância Turística de Eldorado", que acontecerá no dia que comemoramos o Meio Ambiente", disse a chefe da divisão, Aline Aparecida Leite.
 
O Passeio, que acontecerá às 9 horas no Centro Esportivo "Mário Covas", em Eldorado, espera reunir crianças do município e fazer com que todas passem uma manhã gostosa e divertida. Após, será feito um sorteio para a distribuição de brindes e a entrega do prêmio para a vencedora do Concurso. "A premiação que será entregue à Pamela ainda não será divulgada, mas com certeza, ela irá gostar muito", finaliza Leite.
 
Os interessados em participar no Passeio Ciclístico, podem fazer sua inscrição na Bicicletaria Carvalho ou obter mais informações pelo telefone: 13 3971-3148.