Notícias de Eldorado - SP

“COMBATER A DENGUE É DEVER DE TODOS”

Data: . - Eldorado

A Vigilância Sanitária e o Controle de Vetores Municipal, com apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado e departamento municipal de Saúde, vêm intensificando as ações de COMBATE A DENGUE em toda cidade, devido o aumento de casos suspeitos e confirmados.
 
Diante disso o Combate de Vetores está realizando todas as sextas-feiras, trabalhos de orientação, eliminação de focos e criadouros nas casas da cidade, em parceria com os agentes comunitários de saúde das Equipes do Estratégia da Saúde da Família (ESF) Flamboyant (coordenado por Renato José Pontes) e Colibri (coordenado por Letícia Ap. Leite Maranho Fugiwara), priorizando as áreas com maiores infestações.
 
O trabalho teve início pela área da Beira Rio, em 6 de maio,próximo a Praça Pedro de Toledo. "Apesar de todas as orientações e ações realizadas, ainda estamos encontrando focos nas residências vistoriadas, isso significa que nosso trabalho de orientação e educação à população deve ser permanente e insistente para que o nosso município não registre mais casos endógenos de dengue
nesta região", contou o coordenador da Vigilância, Ataíde Almeida.
 
Ainda segundo o coordenador, havia um grande problema nessa mesma região, com uma carcaça de balsa, que foi deixado no local há anos. "A administração atual retirou a balsa e com isso, demonstrou a sua preocupação em fazer a sua parte no Combate a Dengue, pois somente unidos poderemos vencer essa batalha", relatou Almeida.
 
Já no dia 13 de maio, foi a vez da Vila Nova Esperança, com os agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde das ESFs. Na Vila foram visitadas algumas quadras e nas próximas sextas-feiras, o trabalho será intensificado. "Provavelmente utilizaremos a nebulização das residências, pois ainda estamos com várias suspeitas em análise naquele setor", comentou o coordenador.
           
Para finalizar, Almeida disse: "Fique alerta a esses sintomas, caso identifique-os em você, procure o Posto de Saúde mais próximo da sua Casa"
 
Para prevenir a Dengue, são necessárias medidas simples como;
MANTER SUA RESIDÊNCIA SEMPRE LIMPA. NÃO DEIXAR NENHUM RECEPIENTE NO QUINTAL, QUE POSSA ACUMULAR ÁGUA. GUARDAR SEMPRE OS BRINGUEDOS DAS CRIANÇAS APÓS O USO. ESVAZIAR GARRAFAS, LATAS E MATÊ-LAS DE BOCA PARA BAIXO. MANTER PNEUS SEMPRE COBERTOS. COLOCAR AREIA NOS PRATOS DE PLANTAS, EVITANDO ACÚMULO DE ÁGUA. CAIXA D'ÁGUA, MANTER SEMPRE TAMPADA. NÃO ACUMULAR ÁGUA EM TAMBORES POR MAIS DE 2 DIAS, PARA LIMPEZA DO QUINTAL.
 
Sintomas da DENGUE;
FEBRE ALTA POR VÁRIOS DIAS. DORES DE CABEÇA E NOS OLHOS. FALTA DE APETITE E FRAQUEZA. DORES NAS ARTICULAÇÕES. MANCHAS AVERMELHADAS PELO CORPO.