Notícias de Eldorado - SP

Eldorado recebe dirigentes em Polo Regional

Data: . - Eldorado

O Polo Regional do Vale do Ribeira da  UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) realizou nesta última segunda feira (9), na Aldeia Cultural de Eldorado, a quinta reunião dos secretários municipais de Educação.
           
Ao todo são 14 municípios, tendo como Presidente da Regional da UNDIME,  a professora Reginalice Nakao Ferreira da Silva, secretária de Juquiá,  e como suplente, a professora Luzia Parede de Azevedo Ferreira, diretora do departamento de Educação da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado e anfitriã da reunião.
           
Durante o evento, a pauta apresentada pela presidente foi "O Plano de Metas para 2011" da UNDIME. Nele também foi explicado que serão realizados durante o ano,  dois grandes encontros com todos os municípios participantes da União dos Dirigentes de SP, bem como capacitações e reuniões mensais na capital do Estado.
           
Ao longo de sua criação, a UNDIME vem apresentando grandes contribuições junto aos secretários de Educação de todo o Brasil, mas no Vale do Ribeira é a primeira vez que os secretários se mostram tão dispostos a lutar por uma causa  tão nobre que é a educação.
           
Como pronunciou o Ministro da Educação, Fernando Haddad, no último Fórum da UNDIME, em Brasília, no dia 5, "o que está em jogo é a habilidade de crianças de ler e escrever, e o jogo de "empurra-empurra" adotado no passado sobre a culpa da baixa qualidade na educação do País deve dar lugar a um novo espaço. A responsabilidade é do professor, do diretor, do secretário, da UNDIME, do MEC, de todos", afirmou. "Percebo que a vontade de cooperar é grande. Hoje há mais interação e os secretários de Educação se preocupam mais."
           
Segundo Ferreira, esses encontros estão sendo muito importantes para os dirigentes, pois estão trocando experiências, anseios e informações, que muito ajudam  a enfrentar no dia a dia tantas dificuldades, como: a reivindicação feita em Registro na última visita do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, sobre o baixo valor do repasse do Convênio da merenda escolar, do transporte de alunos e de reformas e manutenções de escolas. "Municípios como os nossos, com relevo geográfico tão montanhoso e de área de preservação, acabam dificultando muito nossas obrigações diárias em cumprir a legislação, e não poderiam ter o mesmo valor de repasse de  grandes municípios  e com IDH (Índice de desenvolvimento Humano) muito superior ao nosso", comenta a diretora de Eldorado. "Assim como seguir em frente é preciso, não desistir da educação é a meta do departamento, mesmo que forças contrárias lancem desinformações, quase sempre no anonimato, sinônimo dos covardes ou fracos, e mesmo sabendo que em todos os municípios sempre surgem figuras que em nada auxiliam, ao contrário, procuram atrapalhar, nossa vitória é a persistência, que redundará em conquistas ao aluno, que é o nosso objetivo", complementa a diretora eldoradense.
           
Com o intuito  de fortalecer e dar continuidade a este novo conceito de educação, os dirigentes da UNDIME do Polo do Vale do Ribeira, tem-se reunido mensalmente, com alternância entre as cidades. Seguindo o lema da UNDIME, o departamento de Educação de Eldorado trabalha e acredita na filosofia: "Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão; se forem para dez anos, plante uma árvore; se forem para cem, instrui o povo."  (Provérbio chinês)