Notícias de Eldorado - SP

Projeto sobre coleta de óleo será introduzido em Eldorado

Data: . - Eldorado

No dia 24 de junho, às 14 horas, na Aldeia Cultura de Eldorado, o Departamento Municipal de Meio Ambiente apresentará um projeto para a organização da coleta de óleo de fritura, do conhecimento e desenvolvimento de atitudes a partir do problema no meio ambiente, bem como o seu destino.
 
O objetivo é coletar os óleos utilizados em frituras nas residências, comércios, entidades, escolas e em qualquer outro estabelecimento para que seja dado um fim adequado para esse tipo de produto. "Queremos criar eco postos para o recebimento do óleo e depois vendermos para uma empresa que cuide disso ou então, montar em Eldorado outro projeto que fabrique o biodiesel, por exemplo,", conta o Diretor de Meio Ambiente, Edson Ney Barbosa.
 
O dinheiro arrecadado com a venda desse material será revertido, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que já está para ser criado, para entidades filantrópicas, como a APAE, Casa Abrigo da Criança, Nossa Senhora da Guia, SOS e Asilo, em que deverão desenvolver projetos sócio-ambientais.
 
Durante a apresentação, a Polícia Rodoviária fará uma palestra sobre a experiência que tem sobre a coleta do óleo e também uma explicação com um representante da Sabesp que mostrará as causas maléficas do óleo no meio ambiente. Após as palestras, Barbosa e os representantes da Prefeitura Municipal de Eldorado, da Sabesp, do Instituto Sócio Ambiental (ISA), Fundação Florestal, Centro de Educação Profissionalização e Cultura Empreendedora (CEPCE), diretores de escolas das redes municipal e estadual, igreja entre outros, irão discutir como todo esse trabalho pode ser desenvolvido e colocado em prática.
 
A meta é fazer com que a coleta comece assim que a reunião terminar. "Pretendemos colocar em prática a partir do dia 24", conta o diretor do departamento.
 
Para a rede de ensino, o Meio Ambiente tem uma proposta diferente. A intenção é dar uma premiação para a escola que arrecadar mais óleo usado, e para os alunos, entregar um cupom para participar de um sorteio e assim, também, receber um prêmio.
 
"O óleo realmente é uma preocupação, por isso estamos trabalhando muito para sanarmos esse problema na cidade", conta o diretor.