Notícias de Cananéia - SP

Serviço gratuito de prótese dentária começa a ser oferecido e nova unidade foi aberta no dia 25/11 para dar maior comodidade e excelência no atendimento Uma das promessas de campanha do atual prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, foi dar início a

Data: . - Cananeia

A Justiça de Cananéia determinou que imóvel situado na ilha do Cardoso, na Praia de Fora, construído há mais de 50 anos, não seja  demolido. A construção deve permanecer e evitar que se processe a agressão maior que é a demolição. O imóvel foi construído anteriormente a criação do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC).

É sabido que o Vale do Ribeira contém o  maior acervo de Mata Atlântica do Brasil, porém não justifica que as construções sejam demolidas por estarem próximas ao mar, lagoas, rios ou mesmo em ilhas. Os proprietários de imóveis em Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Iporanga, Eldorado e demais municípios do Ribeira, posseiros e ocupantes de prédios rústicos ou urbanos têm sofrido com demandas demolitórias. A sentença, muito bem lançada, de modo claro revela que o ser humano se inclui no ambiente e assim merece também tutela. A harmonia entre a natureza pura e a humanidade deve prevalecer.

Roberto J. Pugliese, da Pugliese e Gomes Advocacia, responsável pelo caso desde 2005, procurado, disse que não foi intimado e desconhece o conteúdo oficial da sentença e prefere não se manifestar. Mas lembra que “é necessário cuidar e preservar o meio ambiente, porém a preservação para outras gerações não pode causar agressões físicas ou jurídicas aos atuais habitantes do Vale do Ribeira”. O advogado fez referência à estrada da Aroeira em Cananéia e às margens do rio Ribeira, em Sete Barras, onde são inúmeras as ações demolitórias: “ O Vale do Ribeira está pagando o preço muito alto pela degradação ambiental de outros lugares. É preciso se atentar e buscar a justiça.”