Notícias do Vale do Ribeira - SP

Plenária de Saúde de Eldorado garantiu propostas para as Conferências Estadual e Nacional

Data: . - Apiai

Na última sexta-feira (8), foi realizada, no Salão Paroquial, a Plenária Municipal de Saúde, organizada pelo departamento de Saúde da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado.

           
O evento que começou às 8 e terminou às 17 horas, elegeu os delegados representantes da etapa municipal, preparando-os para as próximas fases: regional, que deverá acontecer entre 16 de julho a 10 de agosto, estadual (31 de agosto a 2 de setembro) e para a 14ª Conferência Nacional de Saúde (30 de novembro a 4 de dezembro).
           
Com o objetivo de impulsionar, afirmar e buscar efetividade dos princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde); avaliar o SUS e propor melhores condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à atenção integral com qualidade; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da seguridade social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos e fortalecer o controle social (Conselho Municipal de Saúde), garantindo formas de participação dos diversos setores da sociedade; o Salão Paroquial ficou repleto de funcionários da área, conselheiros municipais de saúde, usuários e visitantes. "Os organizadores devem discutir a situação da saúde no município e formular propostas para solucionar essas questões", enfatizou a diretora municipal de Saúde, Ligia Ferreira Museti.
           
Na parte da manhã, o departamento deixou reservado para a leitura e aprovação do regimento interno, apresentação artística feita pelo Coral da Melhor Idade e para a palestra "Todos Usam o SUS. SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", ministrada pelo articulador da Atenção Básica, Luiz Carlos Tiepo.
           
À tarde, foram desenvolvidos trabalhos e levantadas as propostas que serão apontadas às próximas etapas, através dos delegados eleitos e representantes da cidade de Eldorado.
           
Após, ocorreu a eleição para os delegados, sendo quatro na linha de usuários do SUS e dois trabalhadores da Saúde. Entre os escolhidos, respectivamente, estão: Adalto Feliciano, Elizabeth Fortes, Ismael Brás Luiz Ribeiro, Marina Alves Santos Furquim, Ataíde dos Santos Almeida e Dayane Aparecida de Moraes.
           
Para prestigiar o fato, estiveram presentes, o prefeito de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Minilidia Teixeira de Oliveira; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marina Furquim; o secretário municipal de Saúde de Iporanga, Lineu Pinto; a vereadora Nice, de Sete Barras e diretores municipais da Estância Turística.

OFICINA DE BONECAS ABAYOMI EM CANANÉIA

Data: . - Apiai

Neste próximo sábado, dia 16 de julho, às 14 horas, será realizada a Oficina de Bonecas Abayomi, na praça Theodolina Gomes (Tiduca), em Cananéia. A oficina faz parte da programação do VI Arraiá Tiduca, organizado pelo Grupo Cultural Tiduca de Cananéia.
 
A entrada á gratuita e a oficineira Patrícia pede apenas que cada um traga uma tesoura para o corte dos tecidos e confecção das bonecas.
 
Para quem não conhece, a oficina tem como objetivo transmitir o saber da confecção das Bonecas Abayomi (bonequinhas negras de pano), visando a valorização da cultura afro e contribuição para o reconhecimento da identidade afro-brasileira estimulando a expressão criativa e a ludicidade. Além disso, sensibilizar para o reaproveitamento de retalhos de tecidos, ampliando assim, seu respeito com ambiente e o consumo consciente.
 
Conta-nos à história africana que os negros confeccionavam ABAYOMIS como amuleto de proteção espiritual. De formas e tamanhos variados (20cm a 10 cm), representam diferentes personagens: Figuras mitológicas, do cotidiano crianças em ciranda, futebol, mocinhas, mulher, homem, capoeirista, de contos infantis ou de fábulas (saci, bruxas, gnomos, gênio, fada, anjo, sereia) e orixás do candomblé; personagens circenses: trapezista, contorcionista, palhaço; personagens de manifestações folclóricas e culturais (Negrinho do Pastoreio, Boi Bumbá, Sereia, etc.)
 
Em viagens para o Brasil em direção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis para as crianças brincarem.... E já aqui como escravos, reunião-se todos os dias na senzala e confeccionavam as Abayomis pedindo saúde e prosperidade...
  
Abayomi: do Yorubá (feminino) significa Encontro Feliz. Pode ser traduzida como: "Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim" ou "aquela que traz minhas qualidades" e também significa:  Aquele que traz felicidade ou alegria.
O nome é comum na África do Sul. Vem carregada de muitos significados: além da beleza, passa uma mensagem de consciência ecológica, de gênero e de raça. ABAYOMI: ENCONTRO PRECIOSO:  ABAY= ENCONTRO E OMI= PRECIOSO.