Festas e eventos em Registro - SP

Secretaria de Cultura realizará Festival de Música de Registro

Data: . - Registro

Espetáculos gratuitos serão realizados de 26 a 28 de setembro e retornam no mês de outubro no Teatro Wilma Bertelli (K.K.K.K.)

festival-de-musica-alexandre-ribeiro-quartetoRegistro prepara-se para um fim de semana de música da melhor qualidade. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro a Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo da Prefeitura realizará a primeira etapa do MUSICAR 2014 – Festival de Música de Registro. As apresentações gratuitas serão no Teatro Wilma Bertelli (K.K.K.K.) com repertórios que valorizam o gênero instrumental.

“Queremos proporcionar um encontro com a música instrumental brasileira, passando por ritmos como choro, baião, jazz e valsa, destacando as possibilidades sonoras de cada instrumento e o talento dos nossos músicos”, explica o Secretário de Cultura de Registro, Cristiano Martins Oliveira.

O Festival começa na sexta-feira, dia 26, com a apresentação de Alexandre Ribeiro Quarteto a partir das 20h. Além do clarinete como solista, o grupo é formado por violão de sete cordas, cavaquinho e percussão. Todos esses instrumentos estabelecem uma função não apenas de acompanhamento, mas também de diálogo entre si, buscando uma sonoridade única e peculiar. O repertório inclui composições próprias de Alexandre Ribeiro e de Gian Correa, atualizações de interpretações de A Galope (Altamiro Carrilho) e Quando Me Lembro (Luperce Miranda), sem falar da inesperada Spain de Chick Corea tocada por pandeiro, violão de sete cordas, bandolim e clarinete.

No sábado, o MUSICAR contará com apresentações da Orquestra Municipal de Peruíbe, às 19h, e da Banda Municipal de Registro, às 21h.  Com 30 integrantes, a Banda de Registro trará um repertório bastante eclético, de Dominguinhos a Michael Jackson, passando por Tim Maia, Vadico e Noel Rosa (Feitiço da Vila) e James Swearingen.  

O encerramento do Festival terá o Grupo Cincado, no domingo às 20h. Formado em 2003, o Grupo Cincado foi criado com o intuito de trabalhar composições e arranjos próprios, dentro de uma linguagem musical influenciada pela Música Universal e o jazz moderno. Em 2007 o Grupo participou do Metso Cultural, em Sorocaba, onde passaram grandes nomes como: João Bosco, Leny Andrade, Quarteto Maogani, Egberto Gismonti. Em 2008, teve a honra de acompanhar o grande bandolinista Hamilton de Holanda no Festival ZF Encontros Musicais. E em 2009, foi finalista com a música "Vila Amélia" no Festival Instrumental de Guarulhos, competindo com grandes nomes como Yamandú Costa, Zé Paulo Becker e outros.


Em 2009, depois de várias apresentações e ensaios, o Grupo já tinha uma identidade musical própria, resultando na gravação do seu primeiro disco: "Cincadeando", que foi lançado em 2011 pelo selo "UnwrittenMusic". O disco é um registro de toda a experiência musical vivida do Grupo desde a sua formação até então. Atualmente o Grupo Cincado é formado por Alan Palma (trombone), Guilherme Fanti Correa (guitarra), Paulo Leme (piano), Filipe Maróstica (baixo) e Tiago Mecatti (bateria). E com essa nova formação, planeja gravar o seu segundo disco.

O Festival ainda voltará a acontecer em outubro, nos dias 17, 18, 19 e 25, com outros grupos musicais. Realizado pela Secretaria de Cultura de Registro, o MUSICAR 2014 conta com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural) e Circuito Cultural Paulista.

Maiores informações podem ser obtidas no site www.guiaregistro.com.

PROGRAMAÇÃO

26/09 (sexta)

20h - Alexandre Ribeiro Quarteto

27/09 (sábado)

19h - Orquestra Municipal de Peruíbe

21h - Banda Municipal de Registro

28/09 (domingo)

20h - Grupo Cincado