Festas e eventos em Registro - SP

Registro recebe Circuito Sesc de Artes neste domingo, 9 de junho

Data: . - Registro

As apresentações serão realizadas a partir das 16h30 no Centro de Educação e Cultura KKKK
 
Com uma programação cultural diversificada e itinerante, o Circuito Sesc de Artes trará para Registro atrações gratuitas de música, dança, teatro, cinema e circo. As apresentações serão realizadas neste domingo, 9 de junho, a partir das 16h30 no Centro de Educação e Cultura KKKK.
 
Desenvolvido pelo Sesc, o projeto leva atividades nas diversas linguagens artísticas para centenas de cidades do Estado, prioritariamente a municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais. Em Registro, o Circuito Sesc de Artes acontece com apoio da Prefeitura e do Sincomércio.
 
A programação contará com a apresentação da Banda de Pífanos de Caruaru, que promete sair tocando pelas ruas o melhor dos ritmos nordestinos, do xote ao arrasta-pé. Logo em seguida, a intervenção poética "Do Barro de Manoel", do Teatro de Senhoritas, e a participação do Núcleo Pé de Zamba, com o espetáculo de dança "Glocalidades – Antropofagia Nossa de Cada Dia". A apresentação circense "Parafernália Show", da Cia. Drupe Sentido, misturacenas cômicas, acrobacias, malabarismos, sapateado e percussão corporal. A programação encerra com a exibição do filme "O Artista", vencedor de cinco categorias do Oscar em 2012 (entre eles o de melhor filme estrangeiro, melhor ator e melhor diretor).
 
 
ROTEIRO - REGISTRO
 
Data: 09/06 (Domingo)
Horário: 16h30 às 21h30
Local: Centro de Educação e Cultura KKKK – Praça Beira Rio
 
 
16h30 - MÚSICA
Banda de Pífanos de Caruaru (PE)
Perto de completar 90 anos – surgiu em 1924, na região alagoana de Mata Grande –, o sexteto que compõe a Banda de Pífanos de Caruaru se mantém na estrada fiel à tradição da Zabumba Cabaçal e faz o show de lançamento de seu oitavo disco. Segundo João Biano, da terceira geração de integrantes da banda, forró é a casa onde se dança e não um ritmo musical, daí o nome de uma das faixas – No Pátio do Forró –, do show e do disco, que reúne vários ritmos nordestinos, do xote ao arrasta-pé.
Família Biano – Benedito e Sebastião: pífanos / João: zabumba / Gilberto: tarol / Amaro: surdo / José: prato.
Duração: 50 minutos.
 
 
17h10 – INTERVENÇÃO PÓETICA
Do Barro de Manoel
Teatro de Senhoritas (SP)
 
Intervenção poética criada em 2012 a partir da obra de Manoel de Barros, apresenta poemas do autor em diferentes formas e meios, de mídias tecnológicas a canções e cenas. Música ao vivo acompanha a leitura de trechos das obras, geralmente feita por alguém da plateia. Manoel de Barros é mato-grossense; escreveu seu primeiro poema aos 19 anos. Tem mais de 20 obras publicadas no Brasil e no exterior.
Direção: Teatro de Senhoritas. Concepção: Ísis Madi. Elenco: Luanna Jimenes, Melissa Maranhão, Sandra Pestana, Ísis Madi. Músicos: Breno Freire e Renato Garcia.
Duração: 40 minutos.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
 
18h - DANÇA
Glocalidades – Antropofagia Nossa de Cada Dia
Núcleo Pé de Zamba (SP)
 
Encontro entre a dança contemporânea e a cultura popular brasileira, o espetáculo é construído com improvisação e interatividade com o público. Música e dança são propostas a partir de uma relação entre movimento e ritmo, entre elenco e público, entre dança, música, palavra e elemento plástico.
Concepção e direção: Andrea Soares. Intérpretes e músicos criadores: Andrea Soares, Bárbara Freitas, Lívia Barros, Leandro Medina, Val Ribeiro, Rômulo Albuquerque, Wellington Campos. Músico convidado: Flávio Rubens.
Duração: 60 minutos.
 
19h - CIRCO
Parafernália Show
Cia. Drupe Sentido (ARG/BRA)
 
Os protagonistas entram em cena com malas cheias de parafernálias circenses e provocam o espectador para que ele participe da manipulação de objetos como malabares, misturando cenas cômicas, acrobacias, malabarismos, sapateado e percussão corporal. Nadia Funes e Raphael Cardoso, juntos, têm mais de dez anos de arte performática. Eles são os protagonistas da Drupe Sentido, que já se apresentou em mais de 15 países da Ásia, Europa, África e América do Sul.
Concepção e elenco: Nadia Funes e Raphael Cardoso.
Duração: 30 minutos.
 
  
20h - CINEMA
O Artista
The Artist (FRA / BEL)
 
O filme vencedor de cinco categorias do Oscar em 2012 (entre eles o de melhor filme estrangeiro, melhor ator e melhor diretor) se passa na Hollywood dos anos 20, é mudo e em preto e branco. George Valentin é uma das maiores estrelas do cinema mudo e faz sucesso com as aventuras com seu cão Uggie, da raça Jack Russel Terrier. Invejado por muitos, ele é obrigado a se defrontar com o ostracismo com a chegada do cinema falado. Valentin é apaixonado por Peppy Miller, para quem as mudanças trazem efeito benéfico. E o caminho dos dois começa a se distanciar: Peppy ganha fama; Valentin é cada vez mais relegado ao esquecimento.
Direção e roteiro: Michel Hazanavicius. Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Beth Grant, Ed Lauter, Joel Murray, Bitsie Tulloch, Ken Davitian, Malcolm McDowell.
Duração: 100 minutos.
 
A programação completa do Circuito Sesc de Artes 2013 também está no hotsite: www.sescsp.org.br/circuito