Festas e eventos em Miracatu - SP

Luz para Todos leva energia à aldeia guarani em Miracatu (SP)

Data: . - Miracatu

O Programa Luz para Todos (PLpT) e FURNAS Centrais Elétricas S.A.- através do Ministério de Minas e Energia (MME) - inauguram, no dia 24 de julho, as novas obras de Eletrificação Rural que vão beneficiar mais de 60 indígenas da etnia guarani m´bya, da aldeia Urui-ty, em Miracatu (SP). A cerimônia de inauguração acontece no local, a partir das 11h.
 
Além das casas da comunidade, o PLpT realizou a ligação da Escola Estadual Aldeia Urui-ty, o que possibilita seu uso em tempo integral, com três turmas de crianças durante manhã e tarde e uma turma de adultos à noite. "A escola possibilita o registro do conhecimento oral dos mais velhos para as futuras gerações", segundo o professor Sérgio Martins da Silva. Com outros dois, ele dá aulas de língua portuguesa e guarani, conhecimentos sobre agricultura e costumes próprios da sua cultura para a comunidade. "Não podemos mais viver como muitos ainda esperam de nós, como na época em que os portugueses chegaram. Hoje, a energia é necessidade da comunidade".
 
Com a chegada da energia, os guarani poderão adquirir televisão, computador para a escola - com possibilidade do uso de internet como recurso didático - melhoria na comunicação através do uso do celular, além da alfabetização de jovens e adultos durante à noite.
As obras realizadas pela concessionária Elektro na aldeia demandaram investimentos de 40 mil reais. Em todo município, já foram aplicados através do PLpT cerca de R$ 4,7 milhões para o atendimento a 852 domicílios.
Programa Luz para Todos
 
O Luz para Todos é um programa de eletrificação rural, coordenado nacionalmente pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás, e executado em parceria com os governos estaduais, concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. Foi criado em 2004, com o objetivo de antecipar de 2015 para 2010 a universalização do acesso à energia elétrica. Desde então, já foram realizadas mais de dois milhões de ligações no Brasil, atendendo 10 milhões de pessoas e gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos com a execução das obras.
 
Na região sudeste e em Goiás o Programa é coordenado por FURNAS Centrais Elétricas, áreas onde já atingiu a excepcional marca de 394 mil ligações, beneficiando diretamente mais 1.9 milhão de pessoas e demandando investimentos da ordem de R$1.759 bilhão. FURNAS, uma das maiores empresas de energia do país, construiu e opera 11 usinas hidrelétricas, 2 termelétricas, 46 subestações e mais de 19 mil km de extensão de linhas de transmissão. Desde que assumiu a coordenação do Luz para Todos, a Empresa desenvolve um trabalho integrado com os governos dos estados, as concessionárias de energia elétrica, cooperativas de eletrificação rural e demais ministérios.
 
Data: 24/07/2009, às 11h - Local: Aldeia Urui-ty, Miracatu (SP) - Contato com a Assessoria de Imprensa FURNAS: Tel. (11) 3147-3308 ou (11) 9940-8177 Gleice Bueno