Festas e eventos em Juquiá - SP

Vale do Ribeira terá Feira da Pupunha em setembro

Data: . - Juquiá

Além do IV Seminário Estadual de Palmito Pupunha, sexta edição do evento abre espaço para debates e encontros com produtores de outros segmentos produtivos da região

feira-da-pupunha-juquia-2014Entre 11 e 14 de setembro o Vale do Ribeira sedia a 6ª edição da Feira da Pupunha e do Agronegócio, evento que tem o objetivo de oferecer informação, capacitação e oportunidade de negócios para produtores rurais e empresários de micro e pequenas empresas ligadas aos segmentos agropecuário e agroindustrial, representativos de diversas cadeias produtivas da região.

A feira acontece no Centro de Eventos de Juquiá, município que se destaca como maior produtor de pupunha da região, com cerca de 1.060 hectares cultivados, conforme apontam os últimos dados levantados pelo Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-EDR Registro). O Vale do Ribeira é a maior região produtora do Estado, com mais de 30 milhões de pupunheiras plantadas e uma produção anual de cerca de 21 milhões de hastes de palmito.

A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Juquiá, com apoio do Sebrae-SP, CATI (EDR-Registro), APTA/Polo Regional Vale do Ribeira, UNESP de Registro, FAESP-SENAR, Sindicato Rural de Juquiá, Associação dos Produtores de Pupunha do Vale do Ribeira (Apuvale), ECAP-JR, Câmara Municipal de Juquiá, Associação Comercial Industrial de Juquiá, Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, SESI, ITESP, Codivar, Banco do Povo, Coopafarga e Sintravale.

Entre os destaques da programação está o IV Seminário Estadual de Palmito Pupunha, que será realizado no dia 12 de setembro, reunindo pesquisadores, técnicos, produtores, representantes de agroindústrias e interessados em iniciar o cultivo da planta. Temas como produção de mudas, fertilidade do solo, nutrição e adubação das plantas, manejo integrado e controle biológico de pragas, ponto de colheita e classificação da haste do palmito estão na pauta das atividades práticas, chamadas de “Estações Tecnológicas” e “Balcão Tecnológico”.

“Produtores e empresários que atuam na cadeia produtiva da pupunha também terão a oportunidade de conversar e realizar negociações durante o Encontro de Negócios, momento destinado a aproximar os diferentes elos da cadeia produtiva na região”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Cláudia Bilche. Durante o Seminário haverá ainda palestra sobre as potencialidades e os desafios da industrialização do palmito pupunha e uma mesa redonda para finalizar os debates.

Agricultura familiar, bananicultura, MEI e juventude

A Feira da Pupunha também atenderá as demandas de outros segmentos produtivos do Vale do Ribeira. No dia 13/09 acontece o Encontro da Família Produtora de Banana, com apresentações sobre o mercado nacional e internacional da banana e a inserção da fruta na alimentação escolar.

No dia 14/09 haverá o Encontro da Agricultura Familiar, com palestra sobre acesso da produção familiar ao mercado da alimentação escolar e apresentação da experiência da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira.

A juventude também terá espaço garantido no evento, por meio do “Talk Show-Papo de Jovem”, reunindo estudantes que participam do Programa Jovem Agricultor do Futuro, promovido pelo sistema FAESP/SENAR e Sindicatos Rurais da região. Além dos casos de sucesso do programa, haverá apresentação sobre a influência das redes sociais na vida profissional do jovem.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) interessados em aprender a controlar melhor as finanças de seus negócios e em participar do processo de licitações públicas terão a oportunidade de discutir estes e outros temas no Encontro do MEI, que acontece na manhã do dia 12 de setembro.

Os eventos técnicos são gratuitos, mas as vagas limitadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (13) 3844-3983.

 

Serviço

6ª Feira da Pupunha e do Agronegócio

Data: 11 a 14 de setembro

Local: Centro de Eventos Ismael Jaze – Juquiá/SP

Programação Eventos Técnicos

12/09 – Sexta-feira

- IV Seminário Estadual de Palmito Pupunha (8h às 18h30)

- Encontro do MEI (8h às 12h45)

13/09 – Sábado

- Talk Show-Papo de Jovem (8h às 12h30)

- Encontro da Família Produtora de Banana (14h às 18h30)

14/09 – Domingo

- Encontro da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira (14 às 18h)