Festas e eventos em Eldorado - SP

1ª Estância Cultural acontece em Eldorado

Data: . - Eldorado

 

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado junto com a Divisão de Cultura do município, está preparando a cidade para apresentar aos moradores a 1ª Estância Cultural, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Praça Nossa Senhora da Guia.
 
O objetivo do evento é promover a cultura de Eldorado e região, dando aos participantes entretenimento.
 
Durante a Estância, os moradores da cidade e de municípios vizinhos poderão conferir à culinária, o artesanato e as manifestações artísticas dos talentos que residem em Eldorado e em todo o Vale do Ribeira.
 
A programação é vasta e tem início às 20 horas na praça central de Eldorado, durante os três dias de festa. No dia 10, após a abertura oficial, a cidade receberá o Rancho Folclórico, que aborda tradições portuguesas, de Pariquera-Açu. Depois o grupo folclórico da Comunidade Quilombola São Pedro apresentará a dança Mão Esquerda, seguido do artista de Iporanga, Sidnei Silva.
 
Para o dia 11, as festividades oferecem apresentações dos grupos eldoradenses Bate Lata, do Projeto Reciclart, o grupo de Violeiros da Orquestra Nossa Senhora da Guia e a Quadrilha Louca, de Itapeúna. No fim da noite, os expectadores poderão apreciar um bailão.
 
Também no dia 11, a partir das 14 horas, acontecerá a Copa Vale do Ribeira de MotoCross – 4ª etapa, para quem gosta do esporte.
 
No último dia de evento, 12, o MotoCross acontecerá às 8 horas. No período noturno, a Quadrilha Melhor Idade, de Eldorado, se apresentará. Outra atração vem de Registro com a Associação Nipobrasileira, chamada de Tambores Japonês. E por último, para fechar o festejo, diretamente de Iguape, Janelas e Beirais mostrarão o grupo de chorinho.
 
Para quem gosta de plantas e sementes, poderá conferir a Feira de Sementes e Trocas de Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, que será realizada no dia 11 das 8 às 16 horas.
 
A Feira pretende trocar sementes e mudas utilizadas na agricultura, como milho, feijão, arroz, taiá, mandioca, batata e frutas, como a banana. Com isso, ocorre a preservação e conservação das variedades. Essa já é a segunda edição de trocas em Eldorado.