Festas e eventos em Eldorado - SP

Eldorado participa da 7ª Semana da Água do Vale do Ribeira

Data: . - Eldorado

Como aconteceu no ano passado, o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado está engajado em recuperar a mata ciliar das margens do rio Ribeira.
           
Na última terça-feira, alunos da E.E. Prof.ª Odette Pereira Goulart Sales, do distrito da Barra do Braço, fez o plantio de 140 mudas de diversas espécies, como palmito Juçara e Guanandi, doadas pelo VidÁgua, na beira do rio. Além desse número significativo, mais 100 mudas serão plantadas por todo o distrito, como na entrada da cidade e no cemitério.
           
Após a plantação, todos os estudantes conferiram uma peça teatral chamada O Segredo do Rio, apresentada por dois atores da Cia. Ópera na Mala, de São Paulo. A apresentação falou sobre o ciclo do rio e a importância de proteger a mata ciliar de uma maneira educativa e engraçada, chamando a atenção dos jovens. "Os atores estão na estrada há 11 anos e possuem o programa Baú de Histórias na TV Cultura e na TV RáTimBum", revela o diretor municipal de Meio Ambiente, Edson Ney Barbosa.
           
Barbosa conta que esses eventos fazem parte da 7ª Semana da Água do Vale do Ribeira, em que Eldorado além de trabalhar com a Barra do Braço está apresentando filmes para alunos da rede municipal de ensino durante o dia e a noite, para toda a população.
           
Essa semana em homenagem à água começou no último dia 10, e prossegue até 25 de março, com uma série de atividades em Eldorado, Apiaí, Miracatu, Pariquera-Açu e Registro.            
No dia 22, conhecido como Dia Mundial da Água, será lançado o concurso de redação com o tema Enchentes e Deslizamentos: Prevenir para não Sofrer, para estudantes das 6ªs séries das 23 cidades da bacia do Ribeira de Iguape. No dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, o concurso será finalizado com a divulgação dos melhores trabalhos e a premiação aos vencedores. Nesse mesmo dia, em Eldorado, os alunos farão uma exposição na Praça Nossa Senhora da Guia retratando o tema enfocado na semana.
           
O programa da 7ª Semana da Água do Vale do Ribeira tem ainda cinema, teatro, palestras, mesa redonda, encontros de educação ambiental, apresentações de coral infantil e dança indígena, oficinas de captação de água de chuva, dinâmicas e plantios de mudas em margens de rios distribuídos pelos municípios participantes.
           
Ao todo são quinze instituições participantes da organização, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB), a Diretoria de Ensino de Registro, Secretaria de Estado da Educação, Campanha Cílios do Ribeira, UNESP Campus Registro, Instituto de Geociências da USP, prefeituras de Eldorado, Registro, Apiaí e Pariquera-Açu, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (Idesc), Parque Estadual Campina do Encantado, Programa Jovens Econscientes, Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (Amavales), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Sabesp; e conta com o apoio do Comitê da Bacia, da Sabesp, do DAEE, da Amavales e da Campanha Cílios do Ribeira.
           
Para o diretor de Eldorado, um evento como esse é de suma importância, pois mostra o valor que a população deve dar ao meio ambiente. "O objetivo é que todos participem e percebam que precisamos cuidar do planeta, da natureza para que não soframos com as conseqüências", finaliza Barbosa.

Programação da 7ª Semana da Água do Vale do Ribeira
10 de março
8h às 17h: Encontro Microrregional de Educação Ambiental - SIGMA. R. Tenente Martins, 147 - Centro, Apiaí.

15 de março
15h: Teatro "O Segredo do Rio" e plantio de mudas nativas. Parque Morro do Ouro, Apiaí.

19h: Cine Ambiente - Aldeia Cultural. Rua Caraitá, 312 - Centro, Eldorado.

16 de março   9h: Teatro "O Segredo do Rio" e plantio de mudas nativas. Bairro Barra do Braço, Eldorado.

19h: Cine Ambiente - Aldeia Cultural. Rua Caraitá, 312 - Centro,  Eldorado.

17 de março
8h às 17h: Encontro Microrregional de Educação Ambiental. Câmara Municipal de Miracatu - Rua Dr. Emílio Martins Ribeiro, 160 - Centro, Miracatu.

19h: Cine Ambiente - Aldeia Cultural. Rua Caraitá, 312 - Centro, Eldorado.

18 de março
9h: Teatro "O Segredo do Rio" e plantio de mudas nativas (com alunos da EE Prof. Joaquim Goulart). Área pública - Registro.

14h: Coral de alunos e apresentação indígena. EE Prof. Joaquim Goulart, Rua Yoshiko Samitsu, Bairro Serrote (BR-116 km 430), Registro.

7h às 17h: Dinâmicas sobre a água: Qual é a sua gota de contribuição? (com alunos da Escola Presidente Vargas). Rua Romeu Monte, 160 - Centro, Pariquera-Açu.

19h: Cine Ambiente - Aldeia Cultural. Rua Caraitá, 312 - Centro, Eldorado.

19 de março
9h: Plantio de mudas nativas às margens do rio Turvo. Centro, Pariquera-Açu.

20 de março
13h30: Oficina captação de água de chuva e armazenagem. Depto. Municipal de Desenvolvimento Econômico. Av. H. Matsuzawa, 750 - Registro.

21 de março
8h: Oficina captação de água de chuva e armazenagem. Depto. Municipal de Desenvolvimento Econômico. Av. H. Matsuzawa, 750 - Registro.

22 de março
- Exposição de cartazes na Praça Nossa Senhora da Guia, em Eldorado.
19h às 22h: Atividades no Anfiteatro do Centro de Educação e Cultura KKKK - Rua Miguel Aby-Azar, 135 -  Centro, Registro.

- Lançamento do concurso de redação. Tema: "Enchentes e deslizamentos - prevenir para não sofrer";

- Palestra da Geóloga Cassandra Maroni Nunes: "Autoproteção de quem vive em risco; os Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDECs";

- Palestra do Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos: "Desastres naturais - aspectos geológicos".
 

24 de março
8h às 17h: Encontro Microrregional de Educação Ambiental. Centro Pastoral, R. Pio XI, 78 - Centro, Registro.

25 de março

13h às 17h: Mesa Redonda: Código Florestal em Debate. Anfiteatro do Centro de Educação e Cultura KKKK - Rua Miguel Aby-Azar, 135 - Centro, Registro.