Festas e eventos em Cananéia - SP

Cananéia realiza a Semana Cultural Prof. Péricles Eugênio da Silva Ramos

Data: . - Cananéia

O distrito Ariri, em Cananéia, realiza entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2009, a Semana Cultural Professor Péricles Eugênio da Silva Ramos. O evento visa valorizar a cultura tradicional de Cananéia e Vale do Ribeira, em especial a do Ariri, homenageando o grande poeta e professor Péricles Eugênio da Silva Ramos.
 
A programação está recheada de apresentações e exposições sobre a cultura caiçara, poesias, o Fandango (música e composição popular tradicional), fotografias e artesanato local. Por estar localizada em um das maiores riquezas de Mata Atlântica ainda existente no litoral sul brasileiro, podendo ser observadas espécies endêmicas como o mico-leão-da-cara-preta, a Semana Cultural também contará com apresentações de contos e "causos" sobre a Mata Atlântica.
 
O evento será dividido em 3 eixos temáticos: Vale do Ribeira e Restinga; Música e Composição (Fandango, cultura popular, prosas e versos) e Contos e "Causos" (moradores antigos contam um pouco de suas histórias e a do Ariri). No final, serão selecionados os melhores contos e poesias, transformando-os em uma narrativa musical, pelo poeta e escritor Júlio César da Costa, pesquisador sobre a cultura e dialetos dos povos do Vale do Ribeira.
 
Toda a Semana Cultural acontecerá dentro da Escola Estadual Prof. Péricles Eugênio da Silva Ramos, e algumas atividades no Centro Comunitário. A comunidade busca também a inserção deste projeto no calendário anual de eventos da cidade, para que se possa valorizar cada vez mais a cultura caiçara no município.
 
Programação:
 
30/11 (segunda-feira):
Abertura da Semana Cultural
Período da manhã e da tarde, presença dos alunos e professores e artistas convidados.
 
Poesia declamada
Poesia regional, Júlio César da Costa, sobre o Vale do Ribeira
Poesia de ex-aluno da Escola Péricles sobre o Vale do Ribeira (Válber Antônio do Rosário Coelho)
Narrativa: Poesia do poeta e escritor : Péricles Eugênio da Silva Ramos.  
 
Música e Composição
Fandango, tradição dos versos e trovas, modas de viola, como eram criadas as composições, evidenciar também a fabricação dos instrumentos, questão referentes à madeira, a lua ,as afinações.
Artistas convidados:
Fandangueiros do Ariri (Família Alves)
Fandangueiros da Família Pereira
Composição de versos: Izildinha e Enedina Coelho
 
Contos e "Causos"
Seu José Coelho (história do Ariri), Querino Ermes Coelho
Seu Alberto Cordeiro( história sobre a abertura do Canal do Varadouro)
Seu Abraham Costa( histórias sobre a natureza, tatu, tamanduá, carangueijo) e Dona Maria Rosa (mutirões).
Roque Matheus, Sátiro Matheus, Luís Camilo( Varadoro), evidenciar as práticas de trabalho cooperativo, mutirões, a essência do trabalho que era o fandango, (tema aberto para os integrantes dos outros grupos).
 
Pauta dos professores e diretora da escola sobre a preservação da cultura, importância da Semana Cultural e atividades na escola, as melhores serão eleitas e classificadas, recebendo a premiação:  primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade, das avaliações a serem aplicadas na escola.
 
Fechamento do dia com uma moda de viola.
 
De 30/11 a 04/12 - aplicação das atividades em sala de aula, durante o dia na escola Péricles. Comitiva diária no final da tarde, para correção e avaliação dos trabalhos dos alunos.
 
03/12 (quinta-feira):
 - Seleção do melhores trabalhos pela comissão organizadora, para exposição do mural no dia seguinte .
 - Á noite, Jantar cultural aos moradores convidados e artistas participantes junto a comissão organizadora.
 - Logo após amostra de vídeos-documentários sobre a cultura caiçara, no centro comunitário(aberto ao público), em seguida apresentações do Grupo Cultural Batucajé, Fandango Família Alves (Fandangueiros do Ariri), Grupo de Batido, Fandango da Família Pereira e Família Neves do Marujá, Ilha do Cardoso.
 
04/12 (sexta-feira):
 - Período da manhã, premiação dos melhores trabalhos, e exposição,
 - Lanche aos alunos, e (café com mistura). 
 - Tarde livre.